Esgrimista foi à pista na disputa da esgrima individual feminina, alcançou a semifinal e terminou com a terceira colocação do campeonato

Nelson Ayres e Henrique Porto (especial para a assessoria de imprensa) – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE
O que começou em uma apresentação da esgrima numa escola de Promissão (SP) culminou com o bronze nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, na cidade argentina de Rosário. E não deve parar por aí. Aos 15 anos, Maria Vitória Paro subiu ao pódio nas disputas individuais da espada e angariou mais uma medalha para o Time Brasil nesta sexta-feira (6).
“Quando você para e pensa na dimensão que tem este campeonato, fica muito feliz. É uma miniolimpíada da América do Sul”, festejou a esgrimista que na fase de pule passou pela chilena Pía Cortes (4 a 3), sendo batida na sequência pela venezuelana Victoria Hidalgo (5 a 2) e pela paraguaia Janine Hanspach (5 a 4).
Classificada ao quadro de 8, Maria Vitória voltou a encarar a paraguaia Hanspach. Mas desta vez a história foi diferente, com a brasileira vencendo por 15 a 11 e avançando à semifinal. Lá, reencontrou a colombiana Victoria Hidalgo, que novamente foi superior em combate, vencendo por 15 a 8.
Como não há disputa em pista pela medalha de bronze, a representante do Time Brasil foi automaticamente promovida ao pódio da competição. “Foi muito gratificante. A gente treina muito, vem aqui, faz o que sabe e acaba no pódio”, simplificou a esgrimista.
Ao final da sua participação e com o bronze definido, o treinador Athos Schwantes abraçou a atleta. Maria Vitória contou o que ele falou naquele momento.
“Ele disse que estava muito orgulhoso de mim. Ele sabe que não é fácil para mim, porque eu sou asmática e tive algumas complicações nesse sentido. Fico feliz que tenha dado tudo bem nos combates, eu fiz o que eu sabia”, contou a espadista, que falou do suporte dado pelo treinador: “Ele estava sempre ali para me apoiar”.
Rafael Amorim foi o representante do Time Brasil na espada individual masculina. Na fase de pule, foi superado pelo venezuelano Josue Rodriguez (3 a 5), pelo paraguaio Merardo Bernal (3 a 5) e pelo panamenho Isaac Dorati (4 a 5). Com a vitória sobre o argentino Jose Navajas (1 a 0), carimbou seu passaporte para o quadro de 16, fase em que desafiou o equatoriano Josue Veja. Acabou superado em combate por 15 a 11.
A competição de esgrima dos Jogos Sul-Americanos da Juventude prossegue neste sábado (7), com os combates individuais de florete masculino e feminino. As disputas acontecem no Pavilhão A, no Parque Único Suramericano, em La Rural.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
CBE nas mídias sociais!
FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima
TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima
YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima