Skip to main content

Esgrimista foi à pista na disputa da esgrima individual feminina, alcançou a semifinal e terminou com a terceira colocação do campeonato

Maria Vitória Paro enalteceu bronze em ‘miniolimpíada da América do Sul’. Foto: Beto Noval/COB

Nelson Ayres e Henrique Porto (especial para a assessoria de imprensa) – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

O que começou em uma apresentação da esgrima numa escola de Promissão (SP) culminou com o bronze nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, na cidade argentina de Rosário. E não deve parar por aí. Aos 15 anos, Maria Vitória Paro subiu ao pódio nas disputas individuais da espada e angariou mais uma medalha para o Time Brasil nesta sexta-feira (6).

“Quando você para e pensa na dimensão que tem este campeonato, fica muito feliz. É uma miniolimpíada da América do Sul”, festejou a esgrimista que na fase de pule passou pela chilena Pía Cortes (4 a 3), sendo batida na sequência pela venezuelana Victoria Hidalgo (5 a 2) e pela paraguaia Janine Hanspach (5 a 4).

Classificada ao quadro de 8, Maria Vitória voltou a encarar a paraguaia Hanspach. Mas desta vez a história foi diferente, com a brasileira vencendo por 15 a 11 e avançando à semifinal. Lá, reencontrou a colombiana Victoria Hidalgo, que novamente foi superior em combate, vencendo por 15 a 8.

Como não há disputa em pista pela medalha de bronze, a representante do Time Brasil foi automaticamente promovida ao pódio da competição. “Foi muito gratificante. A gente treina muito, vem aqui, faz o que sabe e acaba no pódio”, simplificou a esgrimista.

Ao final da sua participação e com o bronze definido, o treinador Athos Schwantes abraçou a atleta. Maria Vitória contou o que ele falou naquele momento.

“Ele disse que estava muito orgulhoso de mim. Ele sabe que não é fácil para mim, porque eu sou asmática e tive algumas complicações nesse sentido. Fico feliz que tenha dado tudo bem nos combates, eu fiz o que eu sabia”, contou a espadista, que falou do suporte dado pelo treinador: “Ele estava sempre ali para me apoiar”.

Rafael Amorim foi o representante do Time Brasil na espada individual masculina. Na fase de pule, foi superado pelo venezuelano Josue Rodriguez (3 a 5), pelo paraguaio Merardo Bernal (3 a 5) e pelo panamenho Isaac Dorati (4 a 5). Com a vitória sobre o argentino Jose Navajas (1 a 0), carimbou seu passaporte para o quadro de 16, fase em que desafiou o equatoriano Josue Veja. Acabou superado em combate por 15 a 11.

A competição de esgrima dos Jogos Sul-Americanos da Juventude prossegue neste sábado (7), com os combates individuais de florete masculino e feminino. As disputas acontecem no Pavilhão A, no Parque Único Suramericano, em La Rural.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support