O final de semana contou com participações brasileiras em competições internacionais de sabre e florete. Neste domingo (7), no Cadet Circuit de Eislingen, Marcus Pinto teve uma campanha sólida, finalizando em 33º lugar, enquanto José Santos ficou na 131ª colocação. Nas disputas por equipes, o trio masculino formado por Dominic De Almeida, Guilherme Toldo e Pedro Marostega terminou em 19º lugar no Japão, e na categoria júnior, na França, Julia Grahl, Valentina Basso e Julia Aoki finalizaram em 20º lugar.
Marcus iniciou sua participação na etapa de Eislingen do Circuito Europeu Cadete de sabre masculino com campanha impecável nas poules, registrando seis vitórias e garantindo a segunda colocação da fase. Nas fases eliminatórias, o brasileiro avançou diretamente para o quadro de 128, onde derrotou com facilidade o romeno Vlad Marginean por 15 a 5. Já no quadro de 64, Marcus acabou sendo superado pelo canadense Maximus Ngo por 15 a 7, encerrando sua trajetória. Por outro lado, José Santos registrou duas derrotas na fase de poules, garantindo a 68ª colocação. Na estreia do quadro eliminatório, o esgrimista foi superado por muito pouco pelo polonês Krzysztof, perdendo por apenas um toque, com placar de 15 a 14.
Disputas por equipes –
O Brasil, representado por Dominic De Almeida, Guilherme Toldo e Pedro Marostega, terminou na 19ª posição a etapa de Fukuoka da Copa do Mundo de florete masculino por equipes. A equipe brasileira foi eliminada ainda na primeira rodada, ao ser derrotada pela Espanha por 45 a 37.
O principal destaque brasileiro terminou com Pedro Marostega, que totalizou 18 toques, sendo dois na derrota contra Carlos Llavador e os 16 restantes em vitórias sobre Juan Zabala e Ignacio Breteau. Pelo lado espanhol, Carlos Llavador marcou seus seis primeiros toques contra Marostega, mais cinco contra Dominic de Almeida e outros cinco contra Guilherme Toldo.
No Circuito Europeu Cadete de Florete feminino, na etapa de Cabries, na França, a equipe brasileira finalizou entre as 20 melhores. Formada por Julia Grahl, Valentina Basso e Julia Aoki, a equipe foi eliminada ainda na primeira rodada, após ser superada pela Alemanha por 45 a 40.
O trio brasileiro iniciou o confronto com 12 toques contra 15 das alemãs. Na sequência, as adversárias mantiveram a vantagem, controlando o placar, e, apesar da boa atuação do Brasil, as alemãs venceram a partida com diferença de cinco toques.
