Marcus Pinto sobressai nas poules e fecha o Cadet Circuit de Eislingen em 33º lugar

Marcus Pinto, bronze no sabre masculino da esgrima nos Jogos Pan-Americanos Júnior Assunção-2025 (Foto: Grazie Batista/COB)

O final de semana contou com participações brasileiras em competições internacionais de sabre e florete. Neste domingo (7), no Cadet Circuit de Eislingen, Marcus Pinto teve uma campanha sólida, finalizando em 33º lugar, enquanto José Santos ficou na 131ª colocação. Nas disputas por equipes, o trio masculino formado por Dominic De Almeida, Guilherme Toldo e Pedro Marostega terminou em 19º lugar no Japão, e na categoria júnior, na França, Julia Grahl, Valentina Basso e Julia Aoki finalizaram em 20º lugar.

Marcus iniciou sua participação na etapa de Eislingen do Circuito Europeu Cadete de sabre masculino com campanha impecável nas poules, registrando seis vitórias e garantindo a segunda colocação da fase. Nas fases eliminatórias, o brasileiro avançou diretamente para o quadro de 128, onde derrotou com facilidade o romeno Vlad Marginean por 15 a 5. Já no quadro de 64, Marcus acabou sendo superado pelo canadense Maximus Ngo por 15 a 7, encerrando sua trajetória. Por outro lado, José Santos registrou duas derrotas na fase de poules, garantindo a 68ª colocação. Na estreia do quadro eliminatório, o esgrimista foi superado por muito pouco pelo polonês Krzysztof, perdendo por apenas um toque, com placar de 15 a 14.

Nas disputas individuais do Circuito Europeu Cadete de Florete feminino, Valentina terminou na 57ª colocação, sendo eliminada no quadro de 64 pela americana Ella Calise. Júlia Grahl finalizou em 154º lugar, após perder no quadro de 128 para a inglesa Philippa Lalor, enquanto Júlia Aoki encerrou sua participação em 164º lugar, superada pela japonesa Fuka Miwa.

 
 

Disputas por equipes –

O Brasil, representado por Dominic De Almeida, Guilherme Toldo e Pedro Marostega, terminou na 19ª posição a etapa de Fukuoka da Copa do Mundo de florete masculino por equipes. A equipe brasileira foi eliminada ainda na primeira rodada, ao ser derrotada pela Espanha por 45 a 37.

O principal destaque brasileiro terminou com Pedro Marostega, que totalizou 18 toques, sendo dois na derrota contra Carlos Llavador e os 16 restantes em vitórias sobre Juan Zabala e Ignacio Breteau. Pelo lado espanhol, Carlos Llavador marcou seus seis primeiros toques contra Marostega, mais cinco contra Dominic de Almeida e outros cinco contra Guilherme Toldo.

No Circuito Europeu Cadete de Florete feminino, na etapa de Cabries, na França, a equipe brasileira finalizou entre as 20 melhores. Formada por Julia Grahl, Valentina Basso e Julia Aoki, a equipe foi eliminada ainda na primeira rodada, após ser superada pela Alemanha por 45 a 40.

O trio brasileiro iniciou o confronto com 12 toques contra 15 das alemãs. Na sequência, as adversárias mantiveram a vantagem, controlando o placar, e, apesar da boa atuação do Brasil, as alemãs venceram a partida com diferença de cinco toques.

 

Ir para o conteúdo