Skip to main content

Atleta tem apenas 19 anos e está na sua primeira participação em Mundiais Adultos; quarta-feira ainda teve Toldo e Mion no florete e estreia de equipes

Luana Pekelman (à direita) faz no Cairo a sua primeira participação em Mundiais Adultos. Foto: BizziTeam/FIE

José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

O sexto dia de Campeonato Mundial de Esgrima marcou o encerramento dos torneios individuais e a estreia das equipes no Cairo, no Egito. Nesta quarta-feira (20), o destaque maior foi de Luana Pekelman, que fez melhor campanha brasileira nas competições individuais ao terminar a uma posição do Top 30 no sabre feminino. No dia, Brasil ainda contou com Guilherme Toldo e Lorenzo Mion no florete masculino individual e times brasileiros na espada feminino e sabre masculino.

Luana Pekelman tem apenas 19 anos e está disputando o seu primeiro Campeonato Mundial Adulto, mas teve resultado maiúsculo no evento. A brasileira, em sua estreia em Mundiais da principal categoria da esgrima, terminou a disputa individual do sabre feminino na 31ª colocação. Desde 2015, quando Renzo Agresta alcançou o quadro de 16, um representante do Brasil não chegava tão longe no sabre.

Após ter garantido um lugar na fase decisiva, a sabrista foi à pista diante da chinesa Yang Hengyu, atual número 21 do mundo na arma. Pekelman fez grande jogo e conseguiu superar a adversária por 15 a 7. Na sequência, pelo quadro de 32, a brasileira encarou a búlgara Yoana Ilieva (34ª do ranking mundial) e terminou batida por 15 a 6.

O Brasil ainda teve mais dois atletas em ação no Cairo neste sexto dia de evento. No florete masculino, depois de avançarem para a fase principal, Guilherme Toldo e Lorenzo Mion acabaram se despedindo no quadro de 64.

Toldo ficou na 36ª posição ao terminar campanha com revés diante do húngaro Gergo Szemes por 15 a 10, enquanto Mion fechou trajetória no 48º lugar ao ter sido superado pelo sul-coreano Cheolwoo Im por 15 a 7.

Estreia do Brasil nas equipes

A quarta-feira foi dia de debute nas equipes e com Brasil em ação. Na espada feminina, o time brasileiro – formado por Nathalie Moellhausen, Mariana Correia, Victória Vizeu e Ginevra Giordano – foi batido pela Hungria por 45 a 20 no quadro de 32.

Além da espada, o sabre masculino também viu os combates coletivos acontecerem. Bruno Pekelman, Lorenzo Chierighini, Rafael Lee e Renato Saliba representaram o país na competição, na qual o Brasil terminou na 23ª colocação. No quadro de 32, os brasileiros foram superados pelo Canadá por 45 a 24.

Nesta quinta-feira (21), sétimo dia de Mundial, o Brasil volta à pista nas disputas por equipes com jogos do florete feminino.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support