Skip to main content

Toldo e Mion estão no Top 64 do florete e Luana no sabre; dia ainda teve Paulo Morais, Ricardo Pacheco, Isabela Carvalho, Pietra Chierighini e Giulia Gasparin em ação

Guilherme Toldo foi impecável na fase de pules. Foto: BizziTeam/FIE

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

O domingo (17) foi uma data especial para a esgrima brasileira no Campeonato Mundial Adulto. O terceiro dia de evento marcou o melhor dia dos esgrimistas do país, até o momento, no Cairo, no Egito, com três classificações para a fase decisiva da competição. Guilherme Toldo (com a segunda melhor campanha nas pules) e Lorenzo Mion avançaram para o quadro de 64 principal, mesma fase em que está classificada Luana Pekelman no sabre feminino.

No florete masculino, Toldo fez uma pule praticamente perfeita, somente sendo tocado seis vezes em todos os seis jogos que disputou. Na pule 3, o craque brasileiro derrotou: o emiradense Hamad Al Jallaf (5 a 1); o croata Petar Files (5 a 1); o alemão Laurenz Rieger (5 a 2); o argentino Nicolás Marino (5 a 2); o indiano Arjun Arjun (5 a 0); e o iraquiano Saleem Ghaith (5 a 0).

Com as vitórias, ele avançou diretamente para a fase principal, quando encara o húngaro Gergo Szemes na quarta-feira (20), ainda com o horário a definir.

“O Gui Toldo foi sensacional, desde o início estava muito focado. Alguns erros de arbitragem, mas não tirou o foco dele, continuou muito concentrado. Ele esteve muito consistente, pouquíssimos erros. Isso foi muito legal e levanta o ânimo, dá um gás a mais para o quadro de 64 que ele passou direto”, avaliou o treinador Ricardo Ferrazzi, que está acompanhando os brasileiros do florete no Mundial.

Ainda no florete masculino, o Brasil tem mais um classificado: Lorenzo Mion. Na pule 11, o esgrimista triunfou em quatro de seis oportunidades, as vitórias aconteceram contra: Benjamin Fruhauf, da Hungria (5 a 1); Tristan Cheng, da Malásia (5 a 2); Mathieu Prats, de Mali (5 a 2); e Karl Bou Khalil, do Líbano (5 a 0).

Pelo bom desempenho, Mion ficou de bye na primeira rodada eliminatória preliminar. Já na segunda, o seu combate aconteceu diante do argentino Andrea Nigosanti, em que o brasileiro se deu melhor – vitória por 15 a 11 – garantindo a classificação.

“O Lorenzo jogou a rodada 2 contra um argentino (Andrea). O combate foi bastante parelho até o último tempo, conseguimos adaptar algumas táticas do Mion durante o jogo e terminamos a partida com 15 a 11. Foi bem legal”, contou o Ferrazzi.

Na sequência, Lorenzo Mion, assim como Toldo, volta à ação na quarta-feira pelo quadro de 64 principal. O seu compromisso será contra o sul-coreano Cheolwoo Im.

No sabre feminino, o país também tem uma representante na fase decisiva. Luana Pekelman fez grande campanha e alcançou quatro triunfos na fase de pules.

Na pule 5, a sabrista derrotou a venezuelana Shia Rodriguez por 5 a 3, derrotou a singapurense Juliet Heng por 5 a 2, bateu a tcheca Klara Hanzlikova por 5 a 4 e despachou a turca Nil Gungor por 5 a 1. O desempenho de Luana rendeu a ela uma vaga direta para a segunda rodada preliminar.

Na fase, a brasileira teve de mostrar uma grande reação para chegar ao pleito decisivo. Pekelman estava perdendo por 8 a 3 para a azerbaijana Veleriya Bolshakova na primeira parte do combate. A brasileira reagiu, aplicou a virada e terminou com a classificação ao vencer por 15 a 14.

Entre as 64 melhores do torneio, Luana encara a chinesa Yang Hengyu também na quarta-feira (20). O horário ainda será divulgado.

Outros brasileiros à pista no Cairo

Mais cinco representantes verde e amarelos entraram em ação no Cairo nas disputas do florete masculino e no sabre feminino. Entre os homens, Paulo Morais e Ricardo Pacheco tiveram grande desempenho, mas acabaram não conseguindo um lugar no quadro de 64 principal.

Ambos os atletas são da categoria juvenil e conseguiram sair da fase de pules apresentando grande esgrima. Paulo ganhou três jogos na pule 14 e se classificou para a rodada 1 da fase preliminar. Na ocasião, ele foi superado pelo eslovaco Cedrik Serri por 15 a 5.

Cenário parecido ocorreu com Ricardo. Na pule 9, ele venceu três partidas. Depois, na primeira rodada preliminar, o brasileiro fez embate com o singapurense Joel Chiu, em que acabou derrotado por 15 a 11.

“Acho que foi bem legal a participação de todos no florete masculino. Estão todos de parabéns. Isso só dá mais ânimo para a competição por equipes (que começa na sexta-feira, 22)”, parabenizou o treinador Ricardo Ferrazzi.

No sabre feminino, Isabela Carvalho fez boa campanha em sua primeira participação em Mundiais Adultos. Apesar de ter apenas 17 anos, ela saiu da pule 8 com três jogos ganhos. Na sequência, foi para a rodada 1 eliminatória, em que foi superada pela alemã Julika Funke por 15 a 8.

Na pule 7, Pietra Chierighini conseguiu um triunfo e, com isso, terminou se despedindo do torneio individual. O mesmo ocorreu com Giulia Gasparin que não venceu na primeira fase e não avançou da pule 14.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support