Skip to main content

Atleta conseguiu feito neste sábado, que ainda teve Mariana Pistoia e Ana Toldo se despedindo; Alexandre Camargo quase avança na espada

Rafaella Gomes ao lado do treinador brasileiro Ricardo Ferrazzi. Foto: BizziTeam/FIE

José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

O Brasil tem mais uma atleta classificada para a fase principal do Campeonato Mundial Adulto de Esgrima e, desta vez, é no florete feminino. Um dia depois da classificação de Nathalie Moellhausen na espada, Rafaella Gomes, de apenas 19 anos, brilhou no florete feminino individual e se colocou entre as 64 esgrimistas que brigarão pelo título da arma no Cairo, no Egito. Sábado (16) ainda teve mais três brasileiros em ação, que não conseguiram se manter vivos no torneio.

A campanha de Rafaella foi iniciada na disputa da pule 15, em que ela venceu dois de cinco jogos que fez. Os seus triunfos aconteceram diante da australiana Violet Hull (5 a 0) e da peruana Paola Gil Pinero (5 a 4).

Com a campanha na pule, a brasileira assegurou vaga na fase eliminatória preliminar e, caso vencesse, estaria garantida no quadro de 64 principal. E foi o que ela fez. Em combate contra a alemã Kim Kirschen, Rafaella triunfou por 15 a 7, avançando para a fase decisiva.

“Estou muito contente com o meu resultado até agora no Mundial do Cairo. Confesso que estava ansiosa sobre o meu desempenho. Recentemente me recuperei da Covid-19 e tive somente duas semanas para me preparar. Não comecei o dia forte, mas uma ou duas partidas não definem o seu dia na pista. Com essa certeza, eu segui em frente e conquistei uma posição na fase principal”, avaliou a brasileira de 19 anos.

“Agradeço muito o apoio dos técnicos assim como da torcida brasileira. Foi o que me deu muita energia positiva durante a minha eliminatória”, completou Rafaella.

Agora, a brasileira terá um desafio complicado. No quadro de 64, ela encara a italiana Arianna Errigo, quarta melhor atleta do mundo no florete, nesta terça-feira (19). O horário da partida ainda não foi definido.

No florete feminino individual, mais duas representantes do Brasil foram à pista no Cairo. Na pule 1, Mariana Pistoia teve um triunfo, o que não foi suficiente para avançar de fase. A mesma situação aconteceu com Ana Toldo na pule 4. Ela venceu um jogo e não conseguiu seguir no Mundial.

Alexandre Camargo fica por um jogo da fase principal

Na espada masculina, o Brasil teve apenas um representante. Alexandre Camargo foi para a disputa da arma e por muito pouco não avançou para a fase principal.

O brasileiro fez uma campanha consistente na pule 23, vencendo três de seis combates. Com a vaga para a fase eliminatória preliminar assegurada, Camargo enfrentou o britânico William East e obteve uma grande vitória por 15 a 9. Na sequência, caso triunfasse estaria garantido no quadro de 64, mas terminou batido por Lucas Malcotti, da Suíça, por 15 a 5.

O domingo (17) marcará o terceiro dia de disputa de Mundial de Esgrima. No Cairo, será a vez do sabre feminino (Giulia Gasparin, Isabela Carvalho, Luana Pekelman e Pietra Chierighini) e do florete masculino (Guilherme Toldo, Lorenzo Mion, Paulo Morais e Ricardo Pacheco) entrarem em pista.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support