Líder do ranking, Henrique Lopes fatura o segundo ouro no sabre no Brasileiro Infantil

O segundo dia do Campeonato Brasileiro Infantil foi marcado pelas disputas do florete feminino e espada masculina sub-13, além do sabre feminino sub-9 e sabre masculino sub-11. No masculino, os títulos ficaram com Henrique Lopes, que conquistou seu segundo ouro, e Lorenzo Castello Branco. Já entre as meninas, as campeãs foram Martina Dinucci e Giulia Santos.

Disputas masculinas –

Após conquistar o título no sabre sub-9, Henrique Lopes, de apenas 9 anos e líder do ranking nacional, brilhou novamente ao vencer também o sabre sub-11. Invicto até a final, o atleta superou Tomas Douglas por 11 a 7 para garantir o bicampeonato. Na semifinal, derrotou Leon Osório, que dividiu o bronze com François Marfisa.

Número 1 do ranking nacional do florete sub-13, Lorenzo Castello Branco, do CMSP, manteve a invencibilidade desde as poules e confirmou o favoritismo ao vencer João Nicolini, terceiro do ranking, por 15 a 6 na final. Antes disso, Lorenzo superou Pedro Miduati, Victor Matsuda, Theo Kadunc e Miguel Carvalho, na semifinal, garantindo sua vaga na decisão.

“Dei muito duro para chegar até aqui. Cada treino foi um novo desafio, e quero agradecer muito ao meu técnico, que sempre me apoiou. Também quero elogiar meus adversários, que mandaram muito bem e foram sempre muito competentes”, comentou o campeão, que encerra seu ciclo no sub-13 com chave de ouro.

Disputas femininas –

Valendo o título do sabre feminino sub-9, Martina Dinucci fez uma campanha impecável, sem sofrer nenhuma derrota, e se consagrou campeã da categoria mais jovem da competição. Representando o Pinheiros, venceu na final Lais Parmo, da Baldin Esgrima, por 9 a 7. Antes disso, superou Sofia Alem, que dividiu o terceiro lugar com Rebeca Barbalho, ambas também da Baldin Esgrima.

Companheiras de equipe no Pinheiros e velhas conhecidas, Giulia Santos e Eduarda Nascimento voltaram a se enfrentar em mais uma final do florete feminino sub-13. Giulia teve um desempenho dominante desde as poules, vencendo todos os seis combates e sofrendo apenas dois toques. Na fase eliminatória, superou Theodora Tengelmann, Isabela Lerípio e, na semifinal, venceu Sofia Calfat por 15 a 3.

Do outro lado, Duda Nascimento também teve uma campanha invicta, com cinco vitórias nas poules. Durante a fase eliminatória, superou Maya Shibazaki, Carolina Aravena e Elis Trigo, atual campeã do sabre sub-13. Na grande final, após um início equilibrado, Giulia assumiu o controle da disputa e venceu Duda por 15 a 10.

“Foi uma competição longa e cansativa, principalmente nas poules. Nas eliminatórias foi mais tranquilo, nada muito diferente. Já na final, contra minha adversária e grande amiga de treino, foi bem mais difícil, porque a gente se conhece bem e acaba sendo um jogo de quem erra menos”, comentou, contente, Giulia, que encerra sua trajetória na categoria sub-13.

Ir para o conteúdo