Skip to main content

Sabrista vendeu caro a derrota na semifinal para a colombiana Maria Narvaez, enquanto Camargo levou o duelo com o venezuelano Limardo para o desempate

Alexandre Camargo comemora mais uma vitória em Assunção. Foto: Divulgação CBE.

Nelson Ayres e Henrique Porto – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Por detalhes a esgrima brasileira não cravou dois atletas na decisão dos Jogos Sul-Americanos, que acontecem em Assunção, no Paraguai. Nesta terça-feira (4), a sabrista Karina Trois e o espadista Alexandre Camargo venderam caro suas vagas na disputa pela medalha de ouro, saindo ambos fortalecidos da competição. Karina foi buscar um jogo praticamente perdido, enquanto Camargo empurrou o seu combate para o desempate. Ambos conquistaram bronze, somando cinco medalhas para a modalidade até aqui.

A semifinal do sabre feminino foi uma montanha russa de emoções. De início, o jogo foi equilibrado, com a brasileira liderando até o quinto toque. Mas Narvaez – algoz da brasileira Luana Pekelman no quadro de 8 (15 a 5) – se impôs e abriu 14 a 8. Precisava de apenas um toque para carimbar a vaga na final, mas não esperava a espetacular reação de Karina, que buscou o placar para 14 a 13. Acabou tocada na sequência, ficando fora da decisão.

“É muito importante obter bons resultados internacionais, como ficar em terceiro nos Jogos Sul-Americanos. Mas não dá para se contentar só com isso”, comentou, mostrando que deseja muito mais no futuro. Antes, Karina avançou com a terceira colocação geral na equilibrada pule. Foram duas vitórias e duas derrotas, uma delas para a própria Narvaez. No quadro de 16, marcou 15 a 11 em Amara Mancuello, do Paraguai. No quadro de 8, vitória por 15 toques contra 10 sobre a chilena Yolanda Pinilla.

Na espada, Camargo foi perfeito até a semifinal, vencendo os sete combates que realizou. Contra o venezuelano Francisco Limardo, ficou em desvantagem até o sexto toque, liderando na sequência até o oitavo. O duelo foi muito estudado e catimbado, fechando os três tempos empatado em 9 a 9. A decisão foi então para o desempate, quando prevaleceu a experiência de Limardo, que obteve o toque necessário para seguir adiante na disputa pela medalha de ouro.

“Foi um bom combate, onde cometi alguns erros, coisas que podem ser ajustadas e que vou levar para as próximas disputas”, analisou Camargo. “Eu sempre jogava na equipe e foi minha primeira prova individual em Jogos Sul-Americanos. Entendo que fiz uma boa competição, mas lamento que não consegui chegar mais à frente”, acrescentou o espadista paranaense.

Com a temporada de Copas do Mundo se aproximando, trazendo com ela a corrida olímpica, os esgrimistas entendem que a competição no Paraguai foi importante neste início de ciclo. “Analiso esse resultado como um começo interessante”, afirmou Karina. “O resultado dá confiança, jogando de igual contra adversários que estão no circuito mundial. Isso é importante para evoluir”, acrescentou Camargo.

O experiente Athos Schwantes foi outro brasileiro que disputou a competição de espada, parando no quadro de 16, após ser superado pelo venezuelano Gabriel Lugo por 15 a 12. Nesta quarta-feira (5) terão início as disputas da esgrima por equipes, com as provas de florete feminino e sabre masculino.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/cbesgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima 

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support