Skip to main content

Em dia medalhado, floretista foi superado na final por 15 a 9 pelo argentino Augusto Servello; Nathalie levou uma surpreendente virada na semifinal.

Guilherme Toldo ficou com a prata no Paraguai. Foto de Arquivo: Abelardo Mendes Jr./rededoesporte.gov.br

Nelson Ayres e Henrique Porto – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Com uma medalha de prata e uma de bronze, os esgrimistas do Brasil fecharam o segundo dia de participação da modalidade nos Jogos Sul-Americanos de Assunção. Destaque para Guilherme Toldo, que chegou invicto na decisão da medalha de ouro no florete, mas acabou superado em 15 toques contra 9 pelo argentino Augusto Servello. Já Nathalie Moellhausen vencia a argentina Clara Di Tella por 11 a 8 na semifinal da espada, mas levou a virada no tempo final jogo.

Guilherme Toldo foi dominante durante toda a fase classificatória. Primeiro colocado geral na pule, com cinco vitórias e poucos toques sofridos, o gaúcho avançou direto ao quadro de 16, quando despachou o paraguaio Pablo Julio por 15 a 2. No quadro de 8, duelo caseiro contra o brasileiro Henrique Marques, com repetição do placar do jogo anterior.

“O Guilherme foi muito bem na pule, cometendo poucos erros. Nas eliminatórias, estava muito concentrado e tudo o que propunha dava certo”, analisou o técnico Ricardo Ferrazzi. Na semifinal, outro duelo que Toldo tornou tranquilo, batendo o chileno Leopoldo Roman por 15 a 3.

A final foi contra o argentino Augusto Servello, sexto colocado geral na pule. Toldo chegou a sair na frente, mas Servello conquistou três toques seguidos e tomou as rédeas do combate, que seguiu equilibrado até o empate em 5 a 5. O brasileiro conquistou o sexto toque, mas depois viu o adversário pontuar por cinco vezes seguidas e praticamente sacramentar sua sorte no jogo. Ao final, vitória azul e branca por 15 a 9.

“Eu acho que joguei muito mal o último combate, apesar de ter feito um bom dia”, reconheceu Toldo. “Acabei me submetendo à minha grande vontade de ganhar“, lamentou o medalhista de prata. “Parecia o dia perfeito, mas na final ele acabou caindo no ritmo e na preparação do argentino e não conseguiu mudar isso”, endossou Ferrazzi.

Nathalie sofre virada no último tempo da semifinal

Mais cedo, Nathalie Moellhausen terminou a pule na quinta colocação geral. Foram três vitórias e apenas um revés, este para a venezuelana Lizze Escalona. Passou direto pelo quadro de 32, eliminando a panamenha Alessandra Aicardi no quadro de 16, por 15 toques contra 10. No quadro de 8, duelo verde e amarelo contra Amanda Netto Simeão, vencido por 15 a 10 (5×3, 5×2, 5×5).

Na semifinal, o primeiro tempo do jogo acabou empatado em 4 a 4. No segundo, a brasileira abriu frente e fechou em vantagem, por 11 a 8. Porém, Di Tella foi avassaladora no último tempo, permitindo apenas dois toques de Nathalie, enquanto pontuou por sete vezes. Desta forma, fechou o combate em 15 a 13, avançando para a decisão do ouro.

A competição de esgrima prossegue nesta terça-feira, dia 4, com as provas de espada masculina e sabre feminino.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/cbesgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima 

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support