Skip to main content

Brasileiro teve o segundo melhor desempenho da fase de pules, mas acabou parando no quadro de 8 diante de Marco Cima, da Itália

Brasileiro, que levou o bronze na espada B, ficou muito perto de garantir outra medalha em Pisa. Foto: Ale Cabral/CPB.

José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

Foi por muito pouco que o Brasil não saiu com outra medalha da Copa do Mundo de Paraesgrima em Pisa, na Itália. O craque brasileiro Jovane Guissone, que já havia faturado um bronze na espada B, ficou a apenas uma vitória de garantir um lugar no pódio da sua segunda arma, o florete B. A campanha rendeu a ele a quinta colocação.

A trajetória do medalhista paralímpico foi iniciada em uma pule espetacular. Guissone venceu todos os quatro jogos que fez na pule 4, ficando com a segunda melhor campanha da primeira fase.

Com o desempenho, o gaúcho ficou de bye no quadro de 32 e avançou direto para a fase seguinte. Nela, teve uma vitória incontestável diante do húngaro Istvan Gergely por 15 a 2. Já no quadro de 8, ele acabou enfrentando o atleta da casa Marco Cima, que terminou superando o brasileiro por 15 a 6.

“Eu acho que foi um bom campeonato. Não foi um resultado que eu esperava, eu queria mais, mas tem coisas que fogem do alcance da gente”, disse o medalhista das Paralimpíadas de Londres (2012) e Tóquio (2020).

“Eu fiz uma boa pule, ganhei todos os combates. Passei do quadro de 16 e, depois, acabei perdendo para o italiano. Agora é voltar para casa e analisar os combates que perdi para acertar os meus erros, porque a partir de novembro começa para valer o caminha para a Paralimpíada de Paris (2024)”, completou.

Na última sexta-feira (23), Jovane Guissone também jogou a terceira arma, o sabre B, em Pisa. Ele terminou a competição na 11ª colocação por ter saído das pules e alcançado o quadro de 16, quando foi batido pelo francês Marc Andre Cratere por apertados 15 a 13.

No mesmo dia, outra brasileira foi à pista. A jovem Ana Elisa Paz jogou o florete A e terminou na 17ª posição. Ela, de apenas 19 anos, avançou da fase de pules com dois triunfos e terminou superada pela norte-americana Victoria Isaacson por 15 a 6 no quadro de 32.

“A Ana jogou bem direitinho, foi muito legal. Acredito que a competição foi muito boa para ela. Ela é uma atleta talentosa e ainda muito nova, falta ainda muita experiência em comparação com as esgrimistas que ela enfrentou e esse foi um grande diferencial, mas acho que ela conseguiu aproveitar bastante. Ela ainda vai crescer muito na paraesgrima”, elogiou o treinador Marco Xavier que acompanhou os brasileiros na Itália.

Ana Elisa ainda voltou a jogar neste sábado. Atuando na espada A feminina, ela acabou não conseguindo vencer na pule e, com isso, ficou na 22ª posição do pleito.

A Copa do Mundo de Paraesgrima em Pisa segue neste domingo (25) com as disputas por equipes, porém sem participação brasileira.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support