Skip to main content

Henrique Garrigós e Bia Bulcão, no individual, e Paraná e São Paulo, nas equipes, foram os campeões do dia, que ainda teve celebração dos 95 anos da CBE

Henrique Garrigós é celebrado após título. Foto: Rosele Sanchotene

Henrique Porto e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

O Campeonato Brasileiro Interclubes Adulto chegou ao terceiro e mais agitado dia de evento no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo-SP. Neste sábado (24), a competição conheceu mais quatro campeões (Henrique Garrigós e Bia Bulcão, no individual, e Paraná e São Paulo, nas equipes), além de ser palco de homenagem ao Mestre Kato e celebração dos 95 anos da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).

Garrigós leva no sabre e Bia Bulcão chega ao quarto título brasileiro seguido

Foi uma semana e tanto para Henrique Garrigós. Previamente ao Campeonato Brasileiro, o atleta do Clube Athletico Paulistano-SP esteve na Costa Rica, onde realizou exames para se qualificar e tornar árbitro internacional da Federação Internacional de Esgrima (FIE). Ele teve sucesso e, agora, é da arbitragem FIE de espada e sabre.

Exatamente três dias depois, em São Paulo, ele foi para a disputa do sabre no Brasileiro Interclubes e garantiu o título individual da arma. A conquista foi incontestável, em que ele apresentou ótima esgrima e não perdeu um jogo sequer em sua campanha.

Na decisão, ele teve de enfrentar um atleta da casa, Enrico Pezzi, que valorizou a conquista de Garrigós por ter dificultado o jogo. Ao final, vitória do sabrista do Paulistano por 15 a 11 e ouro para ele.

O florete feminino foi a outra categoria individual do dia. Nela, Bia Bulcão foi arrasadora e chegou ao seu quarto título nacional seguido. A campeã em 2018, 2019 e 2021 foi para o Esporte Clube Pinheiros determinada a sair novamente com o ouro na sede do clube o qual defende.

E ela conseguiu. Na final, ela travou uma verdadeira guerra com Talia Calazans, do Grêmio Náutico União-RS, que exibiu talento no embate com Bia. O jogo foi ponto a ponto e decidido quando a paulista conseguiu aplicar 15 a 13 na adversária.

“Nos últimos dias, eu fiquei na Itália me preparando para esta competição e para os Jogos Sul-Americanos (que acontece entre 1º e 15 de outubro no Paraguai). Eu e minha treinadora trabalhamos muito para o Brasileiro para entrar firme, pois queria ganhar aqui no Pinheiros, local onde cresci e conheci a esgrima”, contou a campeã no florete.

Paulistas e paranaenses comemoram título nas equipes

Nas equipes, o sabre feminino teve uma final paulista. São Paulo 1 (Karina Trois, Daiane Reis, Luiza Lee, Luciana Pelucio) e São Paulo 2 (Carla Scalabrin, Karina Lakerbai, Isabela Carvalho e Luiza Martins) fizeram o jogo decisivo, que foi muito apertado e decidido nos últimos toques. Ao final, a equipe 1 saiu vitoriosa por 45 a 41.

A terceira colocação ficou com o Rio Grande do Sul 1 (Barbara Zanesco, Ana Clara Morsch, Isabela Cunha e Eduarda Nehrke) por ter derrotado o Paraná (Gabriela Moraes, Jordana Cyrillo, Tabea Alves e Valkiria Schnen) por 45 a 21 na disputa pelo terceiro lugar.

Com muita tradição na espada, o time do Paraná fez jus a ela e saiu campeão na disputa coletiva masculina. A equipe paranaense – formado por Athos Schwantes, Alexandre Camargo, Pedro Ramos e Gabriel Assis – derrotou São Paulo 1 (Richard Grunhauser, Nicolas Ferreira, Gabriel Julio e Mauricio Pellegrino) na grande decisão por 45 a 35.

O bronze terminou com Minas Gerais (Alvaro Donato, Bernardo Homsi, Olavo Donato e Tarcisio Mendes). Os mineiros travaram batalha com o Paraná 2 (Vinicius Tarta, Leopoldo Gubert, João Cavalheiro e Fabrizio Lazzarotto), que só foi decidido com um toque de diferença: 41 a 40.

Homenagem a Mestre Kato e celebração dos 95 anos da CBE

Presidente da CBE, Ricardo Machado (esquerda), entregando troféu a Mestre Kato (direita). Foto: Rosele Sanchotene

Não foi somente de competição que viveu o terceiro dia de Brasileiro Interclubes. No final da tarde, duas solenidades foram realizadas na sede do Pinheiros. A primeira foi a entrada de Fernando Fumio Kato, ou simplesmente Mestre Kato, no hall da fama da CBE. Além disso, foi concedido a ele o título de membro de honra da entidade.

Mestre Kato é um dos maiores protagonistas na formação de esgrimistas pelo país, principalmente na espada.

“Eu agradeço a todos que ficaram contentes com esta homenagem e que me ajudaram a chegar até aqui. Muito obrigado”, agradeceu, emocionado, o treinador.

A homenagem rendida ao Mestre foi em meio à celebração dos 95 anos da Confederação, a qual contou com discurso do presidente da entidade, Ricardo Machado, que foi precedido de “Parabéns para Você” e de entrega de cupcakes a todos os presentes.

“É um momento de bastante emoção. Não é fácil uma entidade esportiva chegar a este patamar. Nós fomos uma das primeiras a se inscrever no Comitê Olímpico do Brasil, e isso por si só já é uma vitória. Ao longo de quase um século de existência, a CBE vem crescendo ano a ano a ponto de se tornar uma entidade moderna e transparente”, pronunciou o presidente da CBE.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support