Skip to main content

Além das disputas individuais, sexta-feira foi de estreia das equipes no evento, em que paulistas e gaúchos saíram campeões

Karina Trois, do Paulistano, vibrou muito com a conquista. Foto: Rosele Sanchotene

Henrique Porto e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

O Campeonato Brasileiro Interclubes Adulto segue agitando a sede do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo-SP. Nesta sexta-feira (23), Alexandre Camargo e Karina Trois, atuais campeões da competição, defenderam bem o título nacional e levaram pela segunda vez consecutiva o evento. Além disso, São Paulo 2, na espada feminina, e Rio Grande do Sul 1, no florete masculino, brilharam nas estreias dos torneios por equipes.

O primeiro campeão individual no dia saiu na espada masculina. Alexandre Camargo fez valer o seu talento para sair do Esporte Clube Pinheiros com um ouro invicto.

Atleta da Academia Mestre Kato-PR, ele fez excelente campanha para alcançar a final, a qual foi disputada diante de um espadista da casa, Leandro Seini, que eliminara cinco atletas da equipe paranaense em sua campanha.

Apesar do fator ‘casa’ a favor do adversário e de encarar um algoz dos espadistas do Mestre Kato, Camargo não se intimidou, derrotou o oponente por 15 a 7 e, de quebra, fechou o ano na liderança do ranking nacional da arma ‘aos 45 do segundo tempo’, como o próprio descreveu.

“Eu voltei à liderança do ranking aos 45 do segundo tempo. Fiquei boa parte do ano em primeiro, só que na última competição acabei indo mal, além do Athos (Schwantes) ter feito um grande ano também. Estamos sempre disputando ponto a ponto, acho que ambos fizeram um bom ano. Estou muito feliz”, avaliou o campeão.

Se na espada masculina o título foi de alguém que já havia levado a taça na última edição do Brasileiro, no sabre feminino não foi diferente. Karina Trois, campeã nacional em 2021, voltou a celebrar no torneio deste ano.

A sabrista do Club Athletico Paulistano-SP fez uma grande eliminatória, eliminou fortes adversárias (como Luana Pekelman, do Pinheiros, na semifinal) e chegou ao jogo decisivo, em que teve de fazer confronto caseiro contra Luiza Lee, sua colega de equipe.

Na decisão, Luiza chegou a liderar a partida, mas Karina teve primazia em acertar os toques nos momentos certos, sacramentando a vitória por 15 a 12, o ouro no evento e o Top 1 no ranking brasileiro.

“É muito bom voltar a ter uma sequência boa de resultados. É sempre muito difícil enfrentar uma atleta do mesmo clube. Tem de levar em conta que ela sabe o meu jogo ao mesmo tempo que eu sei o dela, então é tentar fazer o mais certo possível e ter o mínimo de erros. O mental é muito importante”, falou Karina Trois sobre enfrentar a companheira de equipe na decisão.

Sexta-feira teve estreia de equipes

O time responsável por inaugurar o lugar mais alto do pódio nas disputas coletivas foi São Paulo 2 na espada feminina. Formado por Victória Vizeu, Ana Brecheret, Clara Amaral e Maria Rita de Camargo, a equipe foi campeã depois de superar as conterrâneas do São Paulo 1 (Marcela Silva, Laura Correia, Renata Zettermann e Mariana Correia) na decisão por 45 a 36.

Se as paulistas ficaram com ouro e prata, as paranaenses entraram em combate pelo bronze. No jogo valendo o terceiro lugar, Paraná 2 (Fernanda Camargo, Lorana Schwantes, Tabea Alves e Nicole Canali) acabou batendo Paraná 1 (Valkiria Schnen, Isabela Abreu, Gabriela Moraes e Aydee Dias) por 45 a 34 para completar o pódio da categoria.

No florete masculino, a glória foi gaúcha. Rio Grande do Sul fez campanha muito sólida para sair com o título brasileiro na arma. O time – representado por Guilherme Toldo, Daniel Velasco, Pedro Marostega e Jerônimo Machado – travou confronto acirrado contra São Paulo 1 (Henrique Marques, Ricardo Pacheco, Heitor Shimbo e Fernando Scavasin), que complicou demais o jogo, mas não o suficiente para evitar o triunfo sulista por 45 a 40.

A terceira colocação foi ocupada por São Paulo 2 (Pierre Souza, Giovanni De Nigris, Lorenzo Mion e Rafael Tomino). Os paulistas encararam os gaúchos do Rio Grande do Sul 2 (Vicente Hofmeister, Murilo Machado, Eduardo Gastal e Giorgio Fumagalli) e saíram vitoriosos por 45 a 26.

O Campeonato Brasileiro Interclubes Adulto segue neste sábado (24) com mais disputas. Estarão nas pistas do Pinheiros: o florete feminino e sabre masculino individuais, além do sabre feminino e espada masculina por equipes.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support