Skip to main content

Marques chegou ao segundo título consecutivo, enquanto Amanda levou o quinto ouro seguido; dia teve Guilherme Toldo perdendo invencibilidade nacional que perdurava desde 2018

Henrique Marques leva título no florete masculino; Amanda Netto Simeão, espada feminina. Fotos: Rosele Sanchotene

Henrique Porto e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

Os primeiros campeões do Campeonato Brasileiro Interclubes Adulto foram conhecidos nesta quinta-feira (22) em São Paulo-SP. Henrique Marques e Amanda Netto Simeão inauguraram o lugar mais alto do pódio na sede do Esporte Clube Pinheiros, local onde está acontecendo a principal competição nacional do ano. Dia ainda contou com quebra de invencibilidade nacional de Guilherme Toldo, que acabou caindo no quadro de 8 do florete.

Henrique Marques chega ao segundo título brasileiro seguido no florete

Jogando em casa, Henrique Marques chegou ao segundo título brasileiro seguido no florete masculino (o terceiro de sua carreira). E foi de maneira incontestável. O atleta do Pinheiros fez campanha invicta para assegurar o ouro.

Porém, a disputa do florete foi marcada por uma surpresa e quebra de hegemonia. Guilherme Toldo (Grêmio Náutico União-RS) não perdia uma partida nacional desde abril de 2018, quando foi batido pelo próprio Henrique Marques no Torneio Nacional daquele ano, que ocorreu na capital paulista.

Na ocasião, a derrota foi no quadro de 8 e por 15 a 14, mesmo cenário do revés desta quinta-feira, porém com outro adversário. Pedro Marostega, companheiro de equipe de Toldo, passou por ele em duelo épico com a vantagem mínima.

Marostega não parou por aí. Após o triunfo diante de Guilherme, ele superou Paulo Morais (Pinheiros) por 15 a 3 para ir à final.

A decisão entre Marques e Marostega tinha tudo para ser de alto nível. E foi. De um lado, o atual campeão brasileiro e protagonista de uma campanha imbatível e, de outro, o atleta que bateu um dos principais floretistas do mundo. No ‘duelo de titãs’, o esgrimista do Pinheiros se deu melhor e venceu por 15 a 8 para sair com o título.

“Eu sempre gostei de jogar aqui em São Paulo e, desde que eu comecei na esgrima, acho que é a primeira vez que o Brasileiro acontece neste ginásio. É uma alegria imensa ver o pessoal aqui torcendo, gritando”, enalteceu Henrique Marques, que teve o fator ‘casa’ a seu favor.

Amanda Netto Simeão chega ao quinto ouro seguido em Brasileiros

A espada feminina foi a outra categoria do dia, que terminou conquistada por Amanda Netto Simeão, atleta do Clube Curitibano. Ela fez bela competição rumo ao ouro, o seu quinto seguido em disputas de Campeonatos Brasileiros.

Na pule 1, a paranaense venceu cinco de seis jogos disputados, o que rendeu a ela a quinta melhor campanha da primeira fase. Com o desempenho, ela ficou de bye no quadro de 64 e foi direto para a fase seguinte, quando superou a colega de equipe, Maria Luiza Emed, por 15 a 6.

No quadro de 16, Amanda derrotou Tabea Alves (Academia Mestre Kato-PR) por 15 a 10, o que a credenciou a continuar no páreo. O quadro de 8 da curitibana foi diante da jovem Ginevra Giordano (Club Athletico Paulistano-SP), em que saiu vitoriosa por 15 a 3.

A semifinal proporcionou um encontro de líderes do ranking brasileiro: de um lado, Amanda, e de outro, Victória Vizeu (Paulistano). As cabeças da lista nacional protagonizaram um grande encontro, que foi positivo para a representante do Clube Curitibano ao levar o combate por 15 a 10.

Classificada para a decisão, Amanda teria pela frente Marcela Silva, atleta da casa. O jogo chegou a começar, mas, aos 22 segundos de combate, a representante do Pinheiros sentiu uma lesão que a tirou da partida. Impossibilitada de ir para o combate, Marcela ficou com a prata e Amanda com o ouro.

“Estou triste com o que ocorreu com a Marcela. Sei o quanto ela treina e se dedica para chegar até aqui em uma final no clube dela. Eu queria muito ter feito essa decisão, estava com muita vontade e me sentindo bem. Então, estou triste e feliz neste momento”, avaliou a campeã.

O Campeonato Brasileiro Interclubes Adulto segue acontecendo nesta sexta-feira (23) quando acontecerão as disputas da espada e sabre masculinos individuais, bem como o florete masculino e espada feminina por equipes.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support