Skip to main content

Confronto da final foi contra Miguel Giffoni, que também vinha de uma boa campanha, mas a variação de jogo e o condicionamento do atleta do Pinheiros foram o diferencial

Atleta do Pinheiros venceu o sub-20 masculino.

20 de junho de 2021.

Por: Nelson Ayres e Lucas Pinto – Fato&Ação Comunicação

Mauricio Pellegrino, atleta do Pinheiros, foi o campeão da espada masculina sub-20 ao derrotar Miguel Giffoni (Barroca) na final da 1ª Etapa do Circuito Brasileiro Interclubes, neste domingo (20). O ouro foi decidido em um jogo acirrado: 15 a 13 para Pellegrino, que terminou a competição sem perder nenhum confronto disputado. Giffoni, que vinha também de uma boa campanha, deixou sua marca com muita vibração em cada ponto marcado. A competição acontece na Escola de Educação Física do Exército, na Urca, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Campeão invicto, Pellegrino comemorou a reação durante a partida da final. Ele estava atrás no placar, mas conseguiu passar a frente já no fim da segunda etapa. Um dos seus destaques foi o condicionamento físico: mesmo após a disputa na categoria sênior, nesse sábado, chegou inteiro na final do sub-20 e soube se impor contra Miguel Giffoni.

“Estou me sentindo muito bem, é o primeiro ouro individual que eu consigo em torneios nacionais, estou muito feliz. Foi um ano e meio sem competições, a gente está trabalhando duro desde que as coisas fecharam no começo da pandemia. E fico muito feliz que deu resultado agora”, vibrou o espadista, que lembrou do grande período sem competições após a chegada da pandemia da Covid-19.

“Demorou um pouco para pegar o ritmo, mas ter jogado o adulto ontem deu uma ajudada. Estava muito nervoso ontem na pule. À medida que fui jogando, fui me soltando. Hoje eu joguei mais tranquilo”, completou Pellegrino, que valorizou a estratégia do adversário na final. Foi ele o único atleta a derrotar Miguel Giffoni no dia: primeiro em confronto nas pules, depois na final.

“Giffoni mudou totalmente o jogo, já tinha jogado com ele na pule e ele estava com ações diferentes. Fiquei feliz que consegui, no meio, trocar e me adaptar para conseguir ganhar”, destacou Pellegrino. Giffoni retribuiu o elogio, mas deixou um aviso: “A final foi um deslize, estava na frente, ‘dei um mole’. Parabéns ao Pellegrino que ganhou, jogou demais, mas na próxima nós estaremos aí para ganhar dele”, afirmou o espadista.

A atuação de Giffoni também foi digna de destaque. Nas pules, venceu quatro das cinco partidas e só foi derrotado por Pellegrino. Já nas semifinais, o espadista derrotou Pedro Petrich, que tinha feito a melhor campanha das pules e foi o vice-campeão na categoria sênior nesse sábado. Na final, além de dores na mão, acabou sentindo cansaço e faltou condicionamento físico depois do grande período sem competições: 20 meses para os atletas olímpicos.

“Estamos voltando da pandemia, foram 20 meses sem competir. Realmente é muito difícil, ainda mais dois dias seguidos. Mas o nível da esgrima brasileira está subindo muito. Foram todos jogos difíceis nas eliminatórias, a equipe do juvenil está vindo muito forte”, valorizou o atleta, que tem na raça e na vibração duas de suas grandes marcas. Quando marcava um ponto, parava o ginásio com seus gritos de comemoração. Ao justificar, citou o lutador de MMA Charles do Bronx.

“Temos que gritar mesmo, tem que soltar a franga. A gente treina todo dia. Na hora que ganhamos dos caras, temos que gritar para mostrar que não é qualquer um. É tempo ruim o tempo todo”, finalizou Giffoni.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support