Skip to main content

Atleta derrotou Renata Zettermann em um confronto acirrado e cheio de viradas, que terminou com o placar de 15 a 13

Marina Tello venceu a decisão por 15 a 13.

20 de junho de 2021.

Por: Nelson Ayres e Lucas Pinto – Fato&Ação Comunicação

A última medalha de ouro deste domingo (20) na 1ª Etapa do Circuito Brasileiro Interclubes já tem dona: aos 37 anos, Marina Tello, atleta do Barroca, venceu Renata Zettermann (Paulistano) por 15 a 13 na final e foi a campeã da espada sênior feminina. Após passar da fase de pule com 100% de aproveitamento, Marina protagonizou confrontos acirrados na eliminatória e teve foco para virar na última etapa e vencer a complicada partida do título. A competição foi realizada na Escola de Educação Física do Exército, na Urca, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Com seis vitórias em seis jogos na pule, Marina avançou com a terceira melhor campanha do dia e confirmou o aproveitamento ao levar o ouro sem ser derrotada. Mas não teve vida fácil: depois de vencer Oriete Covolan (Academia Mestre Kato) por 15 a 3, na fase de 32, precisou de foco para vencer confrontos complicados. Passou por Bianca Cavalcanti (Magnólia) nas oitavas por 13 a 12, Maria Carolina Guimarães (Magnólia), nas quartas, por 15 a 14 e ganhou da companheira de clube Clara Amaral, finalista no sub-20, por 15 a 10 na semifinal.

No confronto valendo o ouro, teve que manter a mesma toada. Ainda na segunda etapa, Marina vencia Renata Zettermann por 7 a 5, mas tomou a virada e foi para a última etapa perdendo por 12 a 10. Com persistência, tornou a empatar e tomar a frente, fazendo 14 a 12 e confirmando a vitória por 15 a 13. Com viradas também nas oitavas e nas quartas de final, a atleta conseguiu fazer valer sua experiência. “Foram os confrontos mais duros da minha vida, foi muito mental. Foram três combates que virei”, destacou.

O período da pandemia foi duro para a espadista. Ainda em fevereiro de 2020, ela rompeu o ligamento do joelho quando disputava o Estadual, teve que passar por uma cirurgia e só pode voltar a treinar em março deste ano. “Desde lá, voltamos ao jogo. Estou muito feliz, é indescritível”, vibrou Marina. Aos 37 anos, a atleta conquistou seu primeiro título nacional.

“É muito bom, um trabalho muito bem feito ao longo do tempo. Mesmo com essa pandemia e tudo mais, com a lesão no início do ano passado. Fiquei afastada junto com todo mundo e trabalhei muito! Cabeça, cabeça e cabeça, além do físico, na medida do possível. E temos o resultado aí hoje”, comemorou a campeã da espada sênior feminina.

Prata importante para Renata Zettermann

Apesar da derrota na final, o vice-campeonato teve um grande peso para Renata Zettermann. Seu principal desafio foi na semifinal, quando derrotou Amanda Simeão (Curitibano), que era uma das favoritas para vencer a competição. O jogo foi duro e a vitória veio por 15 a 14. “Foi minha melhor competição até hoje. Joguei muito bem, estava muito confiante. Na final, infelizmente não deu, mas estou muito orgulhosa do meu jogo e feliz com meu resultado”, disse a espadista.

Durante a pandemia, mesmo sem competições, os treinamentos foram intensificados. Os treinamentos de alto nível aconteciam em casa com competidores qualificados: seu pai, o ex-atleta e árbitro Regis Trois, e sua irmã, Karina Trois, atleta do sabre. “Mesmo com a pandemia, consegui o melhor resultado da minha vida no adulto. Conseguimos manter os treinos e estamos tendo resultados, independente do cenário”, reforçou a espadista.

Na partida valendo o ouro, segundo ela, o cansaço foi um obstáculo. “Faltou manter meu jogo tático no final, dei uma escorregadinha nisso. Fiquei um pouco cansada, mas acontece. Ela foi melhor que eu hoje, mas amanhã é um novo dia e eu estou bem feliz”, finalizou Renata.



FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support