Guilherme Toldo conquista medalha de bronze na abertura do Campeonato Pan-Americano de Esgrima, no Peru

Também nesta terça-feira (25), em Lima, a espadista Victoria Vizeu realizou ótima campanha e terminou a competição em sexto lugar

Medalha de Toldo veio após a vitória sobre o experiente norte-americano Miles Chamley-Watson. Foto: Divulgação/CBE

Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

O Brasil iniciou nesta terça-feira (25), em Lima, capital peruana, sua participação no Campeonato Pan-Americano de Esgrima. E com conquista de medalha: Guilherme Toldo, esgrimista classificado para os Jogos Olímpicos de Paris, faturou o bronze no florete masculino.

Na disputa da espada feminino, o destaque do Brasil foi Victoria Vizeu. Mostrando técnica e personalidade diante de adversárias mais experientes, chegou ao quadro de 8 da competição, terminando sua participação no Pan em sexto lugar.

Bronze para o olímpico Guilherme Toldo

Capitaneado por Guilherme Toldo, recordista brasileiro de medalhas em Jogos Pan-Americanos e classificado para os Jogos Olímpicos de Paris, o florete masculino brasileiro teve também competindo em Lima Pedro Marostega, Paulo Morais e Ricardo Pacheco.

Após as pules, todos avançaram à chave principal. No quadro de 32, Morais foi superado pelo mexicano Tommaso Archilei (15 a 7). Marostega pelo salvadorenho Mihail Salmeron (15 a 8). Pacheco pelo chileno Gustavo Alarcon (15 a 2). Na classificação final do florete masculino, Pedro Marostega ficou em 17º, Paulo Morais em 23º e Ricardo Pacheco em 28º lugar.

Toldo, por sua vez, avançou ao quadro de 16 vencendo o colombiano Miguel Grajales por 15 a 5. Nesta fase, superou o argentino Santiago Lucchetti por 15 a 4, garantindo um lugar no quadro de 8, no qual enfrentaria Miles Chamley-Watson, dos Estados Unidos. 

Contra o experiente norte-americano, campeão mundial e medalhista olímpico, Toldo travou um duelo emocionante, decidido somente no último toque. Com uma virada incrível, o brasileiro venceu por 15 a 14, garantindo uma medalha na competição.

Na semifinal, mais um floretista dos Estados Unidos cruzou o caminho de Toldo: Gerek Meinhardt. Único atleta que não era norte-americano nesta fase da competição, o brasileiro acabou superado por 15 toques contra 7, terminando com o bronze. 

Victoria Vizeu fica em sexto

O Brasil teve um desfalque importante e inesperado entre suas atletas da espada feminino. Nathalie Moellhausen, campeã mundial em 2019 e classificada aos Jogos Olímpicos de Paris como a melhor das Américas pelo ranking mundial, não pode competir por questões médicas.

Sem Nathalie, a torcida brasileira foi para Victoria Vizeu, Marcela Silva, Tabea Alves e Maria Paro. E todas conseguiram superar a fase de pules, garantindo vagas na chave principal da competição.

Após ficarem de bye no quadro de 64, as brasileiras iniciaram no de 32. Marcela Silva superou Susana Fornaris (Ilhas Virgens), por 15 a 13. Victoria Vizeu bateu Graciela Ramirez (El Salvador), por 15 a 4. Já Tabea Alves caiu para a paraguaia Montserrat Viveros, por 15 a 2, enquanto Maria Paro foi superada pela argentina Tamara Chwojnik, por 15 a 10.

No quadro de 16, Marcela Silva foi derrotada pela canadense Malinka Montanaro, por 15 a 8. Victoria Vizeu, por sua vez, após uma disputa dramática encerrada por tempo, derrotou a colombiana Maria Quevedo por 10 a 9, chegando ao quadro de 8 da competição.

O duelo com Monteserrat Viveros (que havia eliminado Tabea Alves) valia vaga na semifinal. Mas Victoria não conseguiu superar a paraguaia, sendo derrotada pelo placar de 10 a 15 e encerrando sua participação com um honroso sexto lugar no Pan.

Na classificação final da espada feminino, além do sexto lugar de Victoria Vizeu, teve Marcela Silva na 16º posição; Maria Paro na 18ª; e Tabea Alves na 28ª.

Programação

O Campeonato Pan-Americano de Esgrima terá prosseguimento nesta quarta-feira (26), em Lima. O dia será de disputas individuais de espada masculino e sabre feminino. Estarão em pista pelo Brasil na espada Alexandre Camargo, Richard Grunhauser, Leopoldo Gubert e Pedro Petrich. No sabre, Pietra Chierighini, Ana Beatriz Fraga, Luana Pekelman e Karina Trois serão as nossas representantes.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres[email protected]
Pular para o conteúdo