O Campeonato Brasileiro Infantil de Esgrima 2025 seguiu com grandes disputas nesta segunda-feira (10), no Barra Shopping, em Porto Alegre. O terceiro dia marcou duelos equilibrados e conquistas emocionantes nas categorias de base. Entre os destaques, Lorenzo Packer brilhou no florete masculino sub-9, Theo Kaduc confirmou o bom momento ao vencer no florete sub-11, e Gabriel Polizer garantiu o título na espada masculina sub-11. No feminino, Laura Zheng e Manuela Hansen também subiram ao lugar mais alto do pódio, encerrando o dia com ótimas atuações.
Disputas masculinas –
De forma invicta, Lorenzo Packer, do Clube Esperia, conquistou o título do florete masculino sub-9 ao vencer Benjamin Oda, do Lindóia Tênis Clube, em uma final equilibrada decidida por apenas um toque, com placar de 9 a 8. Nas poules, Lorenzo fez a segunda melhor campanha, sem sofrer derrotas e recebendo apenas cinco toques. O bom desempenho lhe garantiu vaga direta no quadro de 8, onde superou Lucas Rossi, do GNU, e depois venceu seu companheiro de equipe, Rodolfo Gomes, por 9 a 4, assegurando um lugar na grande decisão.
“No final, com o placar empatado em 8 a 8, fiquei me defendendo para tentar achar o momento certo de tocar. Quando vi que faltavam 30 segundos, percebi que ele estava pressionando, então defendi e consegui o toque decisivo”, contou o pequeno campeão. “Na pausa, conversei com meu treinador, que me orientou a manter a distância, porque meu adversário vinha muito ao fundo, e por ser canhoto, o jogo acabou ficando mais difícil”, completou Lorenzo, que comemorou seu primeiro título em um Campeonato Brasileiro.
O segundo título do florete masculino ficou com Theo Kaduc, do Pinheiros. Atual líder do ranking nacional, Theo iniciou sua campanha com excelente desempenho, encerrando a fase de poules na liderança. Nas primeiras rodadas eliminatórias, conquistou vitórias com boa vantagem, demonstrando controle e precisão. Na semifinal, enfrentou um duelo mais equilibrado contra Lorenzo Castello Branco, atual campeão da espada na mesma categoria, vencendo por 15 a 11. Na decisão pelo título, o esgrimista manteve o ritmo e superou João Pedro Ferrazzi, do GNU, por 15 a 8, garantindo mais um ouro na temporada.
“A semifinal foi meio caótica, mas consegui me recuperar e avançar para a final, que foi mais tranquila. Mantive a calma e fiz o que sei fazer”, analisou Theo Kaduc.
Entre os 30 atletas que disputaram a espada masculina sub-11, Gabriel Polizer, do CMSP, conquistou o título ao vencer Richard Zheng, do Pinheiros, por 11 a 9. A final foi equilibrada desde o início, com nenhum dos esgrimistas abrindo vantagem na primeira metade do duelo. A medalha de bronze ficou com Ricardo Traina e Leonardo Pasternak.
“Essa final foi bem difícil, na verdade o campeonato inteiro. Fiquei um pouquinho nervoso na final, mas estou bem contente”, afirmou o atleta.
Disputas femininas –
No duelo entre a quarta colocada do ranking, Laura Zheng, e a vice-líder Maria Boaventura, a atleta do Pinheiros levou a melhor com vitória por 9 a 5, após um início equilibrado. Antes da final, Laura havia superado Sofia Alem na semifinal, que ficou com a terceira colocação ao lado de Martina Dinucci, e eliminado Olivia Favery nas quartas de final.
“Tô muito feliz! Acho que joguei o meu melhor, mesmo tendo ficado com muito medo de perder”, comentou a campeã do florete sub-9.
Na disputa entre as duas melhores do ranking no sabre feminino sub-11, Manuela Hansen, do AMK Mestre Kato, superou Maria Garofolo, do CMSP, e conquistou o título com vitória por 11 a 8. A campeã iniciou sua campanha com cinco vitórias nas poules, avançou nas oitavas ao derrotar Laura Caló por 11 a 9 e, em seguida, venceu Arabella Leal, do Paulistano.
“Eu gosto muito de jogar com a Maria, porque já enfrentamos várias vezes, e essa foi a primeira final que consegui ganhar dela”, disse a vice-líder do ranking e campeã brasileira do sabre.
