Marcela Silva derrotou Laura Correia na final do Torneio Nacional Ronaldo Schwantes (Rosele Sanchotene/CBE)
Assessoria de imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima
Experiência contra juventude. Assim foi a disputa da final da espada feminina senior no Torneio Nacional Ronaldo Schwantes, em Curitiba. De um lado, Marcela Silva, de 30 anos, do Pinheiros, contra Laura Correia, de 17, do Paulistano, recentemente convocada para os Jogos Pan-Americanos Júnior. Na decisão do ouro, pesou a maior bagagem de Marcela, que conquistou o título ao vencer por 15 a 9. A vitória na capital paranaense foi um incentivo e tanto para quem sonha com vôos mais altos no ciclo para os Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028.
“A minha temporada começou em novembro do ano passado. Então, eu joguei uma etapa de Copa do Mundo ano passado, fiz um estágio de treinamento na Itália em janeiro, joguei um regional na Itália e joguei mais duas Copas do Mundo esse ano. Cheguei essa semana da Hungria e viajo amanhã (segunda-feira) para Marrakesh para mais uma Copa do Mundo. Então, o Nacional foi um preparatório para as Copas porque o objetivo maior é classificar para os próximos Jogos Olímpicos”, explicou Marcela Silva, que ressaltou as dificuldades que enfrentou durante o torneio.
“Um evento nacional sempre tem muita pressão, vale ranking e muitas outras coisas. A gente sempre quer representar muito bem o nosso clube. Então, eu vim de uma preparação muito longa para chegar bem no Nacional”, disse a atleta, que terminou o dia invicta. Nas poules, apenas ela, Maria Paro e Renata Zetterman tiveram 100% de aproveitamento, mas, das três, só ela conseguiu avançar pelas eliminatórias até chegar à final.
No mata-mata, Marcela Silva superou Gabriel Portugal (15 a 7), do CC Curitibano, Isabela Abreu (15 a 8) e Lorana Schwantes (15 a 7), ambas da AMK Mestre Kato, e Mariana Melo (15 a 9), do Paulistano, até chegar à final contra a super promissora Laura Correia. A pinheirense conseguiu abrir vantagem e conseguiu a vitória por 15 a 9 de uma maneira bem mais tranquila do que da última vez que as duas se enfrentaram numa decisão.
“Não sabia o o que esperar porque nós fizemos a última final do último nacional do ano passado e foi 15 a 14. Eu acabei conseguindo virar no final. Então, eu esperava um jogo equilibrado. A Laura é uma atleta muito forte, com um futuro brilhante pela frente. Então, eu esperava que ia ser um combate muito duro”, completou.
Espada masculina Sub-17
Além da disputa senior feminino, o domingo teve a competição sub-17 masculina do Torneio Nacional Ronaldo Schwantes e foi uma das mais disputadas do fim de semana. O título foi conquistado por Guilherme Dubiel, do Dourado Esgrima Clube, que derrotou Pedro Louzada, do Paulistano, por um apertadíssimo 15 a 14.
“Foi bem apertado, teve bastante toque duplo e aí eu consegui finalizar no final, consegui entrar no momento certo. De longe foi o combate mais difícil da competição. Foi bem acirrado, senti que foi equilibrado a todo momento, mas eu consegui disparar no final”, analisou o vencedor.