Skip to main content

Sábado teve supremacia paulista nos torneios coletivos e títulos individuais de Paulo Morais, Pietra Chierighini e Rafaella Gomes no juvenil

Maria Paro, Laura Correia, Clara Amaral e Mariana Correia formaram equipe 1 de São Paulo, que levou título da espada feminina. Foto: Rosele Sanchotene

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

O Campeonato Brasileiro Interclubes Cadete e Juvenil chegou ao terceiro dia de evento neste sábado (10). O Club Athletico Paulistano, sede do evento em São Paulo-SP, presenciou uma verdadeira supremacia paulista nas primeiras disputas por equipes com três finais sendo protagonizadas por times do estado. Dia ainda teve entrega de medalhas de ouro para Paulo Morais, Pietra Chierighini e Rafaella Gomes nos últimos combates individuais.

No último dia de competições individuais, três categorias juvenis foram responsáveis por encerrar a galeria de campeões. O primeiro título saiu no florete masculino, em que Paulo Morais teve uma trajetória invicta para faturar o ouro em São Paulo-SP.

O atleta do Esporte Clube Pinheiros-SP foi brilhante desde a fase de pules para alcançar a grande decisão. Nela, ele teve de encarar Ricardo Pacheco (Club Athletico Paulistano-SP) para ficar com o título: 15 a 9 para Morais.

“Gostei muito. Acredito que foi uma ótima competição, eu consegui impor meu jogo muito bem, consegui executar o que estava treinando. Um defeito aqui e outro ali, mas no geral está dando tudo certo, fruto de muito treino e dedicação”, enalteceu Paulo Morais.

O sabre feminino teve uma atleta da casa confirmando o favoritismo. Líder do ranking juvenil, Pietra Chierighini, assim como Paulo no florete, fez um campeonato perfeito. Ela terminou a pule invicta e foi avançando nas fases eliminatórias. Na final, a esgrimista alvirrubra teve desafio diante de Isabela Carvalho, do Pinheiros, em que saiu vitoriosa por 15 a 7. Ouro para Pietra.

O último título individual foi definido no florete feminino. A exemplo dos outros campeões do dia, Rafaella Gomes também chegou à glória de forma imbatível. A floretista do Clube Militar da Lagoa-RJ triunfou cinco vezes das cinco que atuou na pule. Depois, seguiu avançando com autoridade na fase decisiva até que alcançou o jogo que determinaria a campeã da arma.

Na ocasião, ela teve um embate complicado diante de Talia Calazans, do Grêmio Náutico União-RS. A partida foi muito parelha e decidida por detalhes, mas, ao final de tudo, Rafaella venceu o compromisso por 15 a 13 para levar a medalha de ouro.

A estreia dos torneios por equipes no Brasileiro Interclubes Cadete e Juvenil teve uma supremacia paulista em pista. Das três categorias disputadas neste sábado, todas foram vencidas pelos times número um de São Paulo.

O título inaugural foi alcançado no sabre masculino juvenil. São Paulo 1 – formado por Rafael Lee, Fabio Salles, Fernando Fachini e Renato Saliba – derrotou São Paulo 2 (Erico Patto, Gabriel Vasques, Marcos Gomez e Lorenzo Chierighini) por 45 a 36 na final para levantar o troféu. A terceira colocação ficou com Rio Grande do Sul (Arthur Botelho, Arthur Wolff, Felipe Medeiros e Lucas Schubert).

Um dos integrantes do time campeão, Renato Saliba, avaliou como foi o campeonato e o comportamento de sua equipe.

“Eu gostei muito de jogar hoje. A nossa equipe é muito boa, todo mundo aqui se conhece, treinamos juntos e somos amigos, então a gente conseguiu se ajudar bastante”, disse o esgrimista.

A espada masculina juvenil também teve uma decisão entre São Paulo 1 e São Paulo 2. Assim como no sabre, o time 1 se deu melhor no embate. Formado por Leandro Seini, Lucas Busnardo, Rafael Mangiaterra e Matheus Brandt, o combinado foi eficiente e bateu a equipe 2 (Eduardo Gonçalves, Rafael Ribeiro, Heitor Nogueira e Nicky Wu) por 45 a 34 para levar o ouro.

A terceira posição da espada foi ocupada pelo time do Paraná (Pedro Petrich, George Hubert, Pedro Ramos e João Cavalheiro), que passou por Minas Gerais (Olavo Donato, Bernardo Homsi, Miguel Giffoni e Igor Seixlack) na disputa pelo bronze por 45 a 41.

A categoria responsável por encerrar o terceiro dia de evento foi a espada feminina juvenil. E a final teve um repeteco do que ocorreu nas outras duas categorias: São Paulo 1 levando o campeonato sobre São Paulo 2.

No encontro, a equipe 1 – composta por Clara Amaral, Maria Paro, Mariana Correia e Laura Correia – conseguiu uma vitória incontestável sobre a 2 (Mariana Gondo, ThycianeSilva, Giulia Komatsu e Maria Ulian) por 45 a 27.

O bronze foi faturado por Paraná 1 (Aydee Dias, Gabriela Portugal, Gabriela Moraes e Pietra Teixeira). As paranaenses bateram as conterrâneas do Paraná 2 (Alice Ivancheche, Carolina Polo, Geovana Ribas e Isabela Volaco) por 45 a 36.

O Campeonato Brasileiro Interclubes Cadete e Juvenil volta a agitar o Club Athletico Paulistano neste domingo (11), data de encerramento da competição.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support