Skip to main content

Ginevra Giordano e André Mura levam segundo ouro na edição; Camila Vieira, Leandro Seini, Matheus Becker e Livia Matos também faturam títulos nesta sexta-feira

Leandro Seini (direita) foi um dos medalhistas de ouro juvenis do dia. Foto: Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

O Campeonato Brasileiro Interclubes Cadete e Juvenil chegou ao segundo dia de disputas nesta sexta-feira (9). Os destaques ficaram por conta das estreias das categorias juvenis e do desempenho de Ginevra Giordano e André Mura, que chegaram ao segundo ouro nesta edição do nacional. Camila Vieira, Leandro Seini, Matheus Becker e Livia Matos foram os outros campeões no Club Athletico Paulistano, em São Paulo-SP.

Final de espada feminina. De um lado, Ginevra Giordano (Club Athletico Paulistano-SP) e, do outro, Maria Vitória Paro (Dourado Esgrima Club-SP). Parece um replay do que aconteceu na quinta-feira (8), quando Ginevra levou o ouro cadete. E realmente foi. Ela levou a melhor novamente, só que no juvenil.

A esgrimista do Paulistano simplesmente dominou a espada feminina tanto no sub-17 quanto no sub-20 e foi ao lugar mais alto do pódio em ambos. Na decisão desta sexta-feira, triunfo por 15 a 12.

“Estou muito feliz. Estou vivendo um sonho, porque, como falei ontem, eu vinha tendo uma temporada difícil e agora acabar com dois ouros é muito bom. Vou continuar a treinar e buscar sempre terminar assim, com ouro”, comemorou Ginevra.

Quem também sai do segundo dia de Brasileiro Interclubes com outro título conquistado é André Mura. Se na sua arma secundária (espada), ele já brilhou e faturou o título cadete, na principal não poderia ser diferente. Ele foi à pista no florete sub-17 e foi impecável. Dominante, a nova conquista veio após bater Pedro Nogueira (Paulistano) na decisão por 15 a 11.

“Tive resultados muito bons hoje. É uma prova menor do que a da espada, tinha menos gente, mas é a minha arma, então estou bem feliz que eu consegui ganhar”, avaliou André Mura.

Representando as cores do Esporte Clube Pinheiros, Leandro Seini não perdeu um jogo sequer na espada masculina juvenil e chegou à final para protagonizar combate diante do parceiro de clube Matheus Brandt. O jogo foi até acirrado, mas Seini se impôs no momento certo para ficar com o título: 15 a 12 no confronto.

Com 20 anos, o esgrimista está chegando ao último ano de juvenil. Ele usou do ouro para homenagear o treinador do Pinheiros, Gennady Miakotnykh, falecido em 2020, vítima de uma parada cardiorrespiratória.

“Estou no meu último ano de juvenil e eu nunca havia sido campeão brasileiro no individual juvenil, então o título para mim é muito importante. Eu dedico o campeonato ao técnico Gennady. Antes, eu não estava conseguindo conquistar esse ouro para fazer a homenagem. Espero que ele esteja olhando lá de cima”, dedicou Seini.

Ainda no sub-20, o sabre masculino teve uma decisão de peso. Protagonizado por Fabio Salles (Paulistano) e Matheus Becker (Pinheiros), o jogo decisivo teve as duas melhores campanhas de toda a competição e, como não poderia ser diferente, foi um jogo eletrizante.

Ao final, Becker teve um destino mais feliz e encerrou com um triunfo por 15 a 12. Mas não foi qualquer vitória. Ele chegou a estar perdendo por 8 a 2, tirou a diferença, virou e saiu com o ouro.

“A competição foi perfeita, mas nada é fácil. Estou aqui muito suado e cansado. Foi duro. A emoção é muito grande. Hoje deu certo e consegui sair campeão”, disse o esgrimista do Pinheiros.

O sabre feminino cadete contou com uma atleta da casa subindo no lugar mais alto do pódio. Camila Vieira chegou à decisão depois de desempenhar grande fase eliminatória. Na final, ela passou pela parceira de time, Carolina Szász, para se sagrar campeã. Vitória por 15 a 10.

Mesmo machucada, a atleta conseguiu o objetivo principal e fez questão de exaltar a conquista.

“Eu estou com o meu dedo machucado, achei que eu nem fosse conseguir jogar direito. Contra a Carolina, a gente treina juntas, então a gente se conhece bastante. Estou feliz com a conquista”, contou a sabrista do Paulistano.

A arma responsável por encerrar o segundo dia de evento foi o florete feminino cadete. Livia Matos fechou a galeria de campeões com uma ótima campanha. A gaúcha do Grêmio Náutico União-RS derrotou Stella Frias, do Pinheiros, por 15 a 11 para levar o campeonato para casa.

“Eu estou muito feliz, porque eu consegui aplicar o que estou treinando no União. Ainda tenho muito para aprender e para melhorar”, afirmou Livia, que fechou o dia com a sua tradicional dancinha da vitória.

O Campeonato Brasileiro Interclubes Cadete e Juvenil segue neste sábado (9) com mais jogos individuais e estreia dos torneios por equipes.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support