Skip to main content

Além das disputas, dia ainda contou com definição dos atletas que se destacaram nas categorias cadete e juvenil nos eventos comemorativos da CBE

Equipe feminina do Rio Grande do Sul comemora título no sabre. Foto: Rosele Sanchotene

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

O Campeonato Brasileiro Interclubes Cadete e Juvenil chegou ao fim neste domingo (11). A competição levou muita esgrima de qualidade para o Club Athletico Paulistano, sede do torneio em São Paulo-SP, nos últimos quatro dias. O encerramento do evento contou com os ouros de duas equipes juvenis paulistas e uma gaúcha. Além disso, houve a definição e entrega dos prêmios para os melhores atletas do ano em cada uma das duas faixas etárias.

Domingo de títulos paulistas e gaúcho

O florete feminino teve um uma grande campanha da equipe número 1 de São Paulo. Composto por Carolina Brecheret, Laura Papaiano, Maria Luiza Murray e Marina Pasqualetti, o time fez uma final de tirar o fôlego contra a equipe do Rio Grande do Sul (Julia Quadros, Marina Morais, Talia Calazans e Valentina Baldi).

Na decisão, Carolina Brecheret deu um show e foi determinante para a vitória paulista. Ela foi à pista em três ocasiões e foi cirúrgica em duas: quando São Paulo estava sendo derrotado por 20 a 9 e ela empatou o pleito e, pouco depois, quando Rio Grande do Sul estava triunfando novamente por 39 a 37 e Carolina voltou à pista para derrotar Valentina Baldi por 8 a 0. Ao final, São Paulo levou por 45 a 39.

“Foi bom. Eu ainda demorei para entrar no jogo, na primeira vez que entrei (contra Talia Calazans, em que perdeu por 5 a 1) eu não consegui jogar. Mas depois eu consegui buscar com calma e, no final, deu tudo certo”, avaliou Brecheret.

No florete, a terceira posição ficou com outro time paulista: São Paulo 2, que foi formado por Ana Beatriz Ogata, Isis Queiroz e Thyciane Silva.

Já no sabre feminino o campeonato foi gaúcho. Rio Grande do Sul – formado por Ana Clara Morsch, Eduarda Nehrke, Isabela Cunha e Laura Quevedo – teve grande desempenho para assegurar o título em território paulista. Primeiro, as gaúchas derrotaram com folga o Paraná 1 (Aydee Dias, Gabriela Portugal, Gabriela Moraes e Pietra Teixeira) por 45 a 5 na semifinal.

A decisão aconteceu contra as atletas da casa, o São Paulo 1 (Isabela Chen, Stella Santos, Livia Santana e Isabela Carvalho), time que passou pelas paranaenses do Paraná 2 (Alice Ivancheche, Carolina Polo, Geovana Ribas e Isabela Volaco) também por 45 a 5 na outra semi. O duelo entre os times na decisão foi acirrado e definido nos dois últimos encontros. Ao final, Rio Grande do Sul levou por 45 a 35.

O bronze foi decidido entre os dois selecionados do Paraná, em que o 2 bateu o 1 por 45 a 38 para ficar com o bronze.

A categoria que fechou o Brasileiro Interclubes foi o florete masculino por equipes. Nela, São Paulo dominou e fez dobradinha no pódio, com o time número um ficando com o campeonato e o dois terminando com o vice.

A campanha de São Paulo 1 (André Mura, Ricardo Pacheco, Guilherme Murray e Rafael Tomino) foi iniciada na semifinal quando passou por Rio Grande do Sul 2 (André Hofmeister, Pedro Camargo, Henrique Camargo e Felipe Di Bari) por 45 a 16. Na final, a vítima foi São Paulo 2 (Luiz Foschini, Lorenzo Mion, Theo Cholfe e Guilherme Vianna), que complicou o embate, mas ainda assim insuficiente para frear o time conterrâneo: 45 a 40.

A disputa pelo terceiro lugar teve combate de gaúchos. Rio Grande do Sul 1 (Pedro Fonseca, Lucas Fonseca, Giorgio Fumagalli e Murilo Machado) acabou se dando melhor diante da segunda equipe ao triunfar por 45 a 16.

“Premiação Atleta Destaque 95 anos CBE”

Com o encerramento do Brasileiro, foram somados os pontos de todos os atletas cadetes e juvenis considerando as competições comemorativas “95 anos CBE”. No cadete, o “Atleta Destaque 95 anos CBE” foi André Mura, do Esporte Clube Pinheiros, enquanto, no juvenil, houve um empate entre dois esgrimistas do Paulistano, Fabio Salles e Pietra Chierighini.

“É uma honra, quero agradecer muito pela premiação e incentivo. Foi um ano bom e, agora, estou fechando com chave de ouro. É minha última temporada de cadete, então está sendo muito especial receber o prêmio neste momento”, agradeceu André Mura.

O Campeonato Brasileiro Interclubes Cadete e Juvenil foi organizado pela Confederação Brasileira de Esgrima com apoio e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support