Skip to main content

Com destaque para participação de Nathalie Moellhausen, nove atletas defendem o Brasil em edições de Copa do Mundo Sênior e Circuito Cadete

Alexandre Camargo, Leopoldo Gubert e Fabrizio Lazzarotto disputam Copa do Mundo na Rússia. Foto: Acervo pessoal.

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

A espada será responsável por agitar o final de semana da esgrima brasileira. A partir desta sexta-feira (11), nove atletas do Brasil entram em ação para jogar duas edições de Copas do Mundo de Espada na categoria sênior – em Barcelona, na Espanha, e em Sochi, na Rússia – e um Circuito Cadete da arma, em Cracóvia, na Polônia. O destaque fica por conta da participação da campeã mundial de 2019, Nathalie Moellhausen, que participa do seu segundo campeonato no ano.

Além de Nathalie, o Brasil será representado por mais quatro brasileiras em solo espanhol. Maria Carolina Guimarães, Lorana Schwantes, Victoria Vizeu e Renata Zettermann disputam o torneio individual e se juntam à campeã mundial para o campeonato por equipes no domingo (13). Apenas Lorana não participa da competição coletiva.

A principal espadista do Brasil, Nathalie, faz na Catalunha a sua segunda participação internacional em 2022. Antes de Barcelona, ela já havia jogado o Grand Prix de Espada, em Doha, no Catar, no final de janeiro. Na ocasião, a esgrimista acabou ficando no quadro de 64 da fase principal, em que foi batida por 15 a 11 pela britânica Susan Maria Sica.

Uma novidade para a equipe brasileira na Espanha é a presença do treinador e atleta Athos Schwantes, que optou em atuar como técnico neste final de semana ao invés de partir para a Rússia para jogar a Copa do Mundo, em Sochi.

“Estou muito feliz com essa oportunidade nova de poder acompanhá-las. Eu tive uma situação diferente, porque eu fui convocado para ir como atleta para a Rússia, já que estou em segundo no ranking nacional. Só que eu gostaria que outros atletas da nova geração também tivessem a vivência que tive de participar de Copas do Mundo, além de eu querer ter essa experiência como técnico. Por isso, eu me coloquei à disposição para acompanhar a equipe feminina e fui chamado. Vai ser muito legal, estou bem empolgado”, contou o treinador.

O torneio espanhol também tem outros atrativos. Das cabeças de chave do evento, seis estão no Top 10: a estoniana Katrina Lehis (2ª colocada no ranking mundial); a sul-coreana Injeong Choi (4ª); a francesa Marie-Florence Candassamy (5ª); a honconguesa Man Wai Vivian Kong (7ª); a italiana Federica Isola (8ª); e a francesa Alexandra Louis Marie (9ª).

Em Sochi, o desafio será no naipe masculino. Envolvidos tanto nas disputas individuais e por equipes, Alexandre Camargo, Leopoldo Gubert e Fabrizio Lazzarotto não terão vida fácil, assim como as compatriotas em Barcelona.

Nove dos dez melhores do mundo estão na Rússia para a Copa do Mundo: Gergely Siklosi (1º no ranking mundial), da Hungria; Igor Reizlin (2º), da Ucrânia; Masaru Yamada (3º); Romain Cannone (4º) e Yannick Borel (5º), da França; Sangyoung Park (6º), da Coreia do Sul; Andrea Santarelli (7º), da Itália; Ruben Limardo Gascon (8º), da Venezuela; e Sergey Bida (10º), da Rússia.

Nas categorias de base, o compromisso brasileiro está marcado para Cracóvia, na Polônia. A partir de sábado (12), Ginevra Giordano vai à pista no Circuito Cadete de Espada, competição que conta com a participação da líder no ranking da categoria, a francesa Anaelle Doquet.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support