Com destaque para participação de Nathalie Moellhausen, nove atletas defendem o Brasil em edições de Copa do Mundo Sênior e Circuito Cadete

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação
Assessoria de Imprensa da CBE
A espada será responsável por agitar o final de semana da esgrima brasileira. A partir desta sexta-feira (11), nove atletas do Brasil entram em ação para jogar duas edições de Copas do Mundo de Espada na categoria sênior – em Barcelona, na Espanha, e em Sochi, na Rússia – e um Circuito Cadete da arma, em Cracóvia, na Polônia. O destaque fica por conta da participação da campeã mundial de 2019, Nathalie Moellhausen, que participa do seu segundo campeonato no ano.
Além de Nathalie, o Brasil será representado por mais quatro brasileiras em solo espanhol. Maria Carolina Guimarães, Lorana Schwantes, Victoria Vizeu e Renata Zettermann disputam o torneio individual e se juntam à campeã mundial para o campeonato por equipes no domingo (13). Apenas Lorana não participa da competição coletiva.
A principal espadista do Brasil, Nathalie, faz na Catalunha a sua segunda participação internacional em 2022. Antes de Barcelona, ela já havia jogado o Grand Prix de Espada, em Doha, no Catar, no final de janeiro. Na ocasião, a esgrimista acabou ficando no quadro de 64 da fase principal, em que foi batida por 15 a 11 pela britânica Susan Maria Sica.
Uma novidade para a equipe brasileira na Espanha é a presença do treinador e atleta Athos Schwantes, que optou em atuar como técnico neste final de semana ao invés de partir para a Rússia para jogar a Copa do Mundo, em Sochi.
“Estou muito feliz com essa oportunidade nova de poder acompanhá-las. Eu tive uma situação diferente, porque eu fui convocado para ir como atleta para a Rússia, já que estou em segundo no ranking nacional. Só que eu gostaria que outros atletas da nova geração também tivessem a vivência que tive de participar de Copas do Mundo, além de eu querer ter essa experiência como técnico. Por isso, eu me coloquei à disposição para acompanhar a equipe feminina e fui chamado. Vai ser muito legal, estou bem empolgado”, contou o treinador.
O torneio espanhol também tem outros atrativos. Das cabeças de chave do evento, seis estão no Top 10: a estoniana Katrina Lehis (2ª colocada no ranking mundial); a sul-coreana Injeong Choi (4ª); a francesa Marie-Florence Candassamy (5ª); a honconguesa Man Wai Vivian Kong (7ª); a italiana Federica Isola (8ª); e a francesa Alexandra Louis Marie (9ª).
Em Sochi, o desafio será no naipe masculino. Envolvidos tanto nas disputas individuais e por equipes, Alexandre Camargo, Leopoldo Gubert e Fabrizio Lazzarotto não terão vida fácil, assim como as compatriotas em Barcelona.
Nove dos dez melhores do mundo estão na Rússia para a Copa do Mundo: Gergely Siklosi (1º no ranking mundial), da Hungria; Igor Reizlin (2º), da Ucrânia; Masaru Yamada (3º); Romain Cannone (4º) e Yannick Borel (5º), da França; Sangyoung Park (6º), da Coreia do Sul; Andrea Santarelli (7º), da Itália; Ruben Limardo Gascon (8º), da Venezuela; e Sergey Bida (10º), da Rússia.
Nas categorias de base, o compromisso brasileiro está marcado para Cracóvia, na Polônia. A partir de sábado (12), Ginevra Giordano vai à pista no Circuito Cadete de Espada, competição que conta com a participação da líder no ranking da categoria, a francesa Anaelle Doquet.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
CBE nas mídias sociais!
FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima
TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima
YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima