Depois de 15 vitórias no primeiro dia, gaúcha teve bom desempenho no grupo das 48 melhores do torneio e foi eliminada pela campeã da competição na final de 8, terminando em sétimo lugar

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação
Assessoria de Imprensa da CBE
A gaúcha Lívia Matos conquistou medalha na Maratona de Florete Sub-14 de Paris, na França, uma das principais competições de base no mundo, com a participação de atletas de diversas nações. Neste domingo (6), após grande desempenho no torneio europeu, ela chegou na final de 8, e caiu apenas para campeã do torneio, a norte-americana Viviane Goor, terminando a disputa em sétimo lugar (todos os participantes da final de 8 são premiados com medalhas neste torneio).
No sábado, ela passou pelas três pules com desempenho fantástico. Jogou 16 vezes e só perdeu uma, passando em oitavo lugar na classificação geral e conquistando vaga direta no quadro de 32, que era dividido em três fases. Lívia venceu a singapuriana Angellena Wong (10 a 3) e a italiana Eleonora Carraro (10 a 7), mas caiu no terceiro embate, contra a israelense Gili Kuritzky, melhor atleta do primeiro dia de competição (1 a 10). Assim, precisou disputar uma repescagem para alcançar o quadro de 8.
Nesta etapa, Lívia voltou a vencer, desta vez a sua xará, a norte-americana Livia Burberry, por 10 a 7. Na final de 8, já com medalha garantida, perdeu para Viviane Goor, por 10 a 2, e se despediu da disputa pelo título.
“Comparado com meu último resultado, eu acho que nesse ano eu tive uma grande melhora e cresci muito como esgrimista. Ainda acho que tenho espaço para melhorar, ainda acho que tenho algumas questões técnicas que preciso evoluir. Mas estou muito feliz com o resultado, fiquei no Top 8, que não é para qualquer um. De 91 gurias, fiquei em sétimo. Espero voltar aqui no próximo ano e ir além do que fui hoje”, disse Lívia, que é atleta do Grêmio Náutico União e dominou as competições das categorias infantil e pré-cadete na temporada passada.
“Foi um baita resultado, muito bom mesmo. Na última Maratona, ela havia sido eliminada no primeiro dia. O desempenho foi muito legal, uma ótima experiência”, analisou o técnico Alexandre Teixeira.
Matheus na Bulgária
Neste domingo, além de Livia Matos na Maratona de Florete, outro brasileiro esteve em ação no exterior. Matheus Becker disputou a Copa do Mundo Júnior de Sabre, em Plovdiv, na Bulgária, e ficou em 109° lugar.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
CBE nas mídias sociais!
FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima
TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima
YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima