Skip to main content

Atleta gaúcha, que vem se destacando no cenário nacional, venceu quase todas as adversárias nas três pules disputadas e briga por medalha neste domingo

Lívia Matos e o técnico Alexandre Teixeira, em Paris. Foto: acervo pessoal.

Nelson Ayres Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Quem acompanha as competições nacionais de esgrima já se acostumou com o nome de Lívia Matos. Com apenas 13 anos, ela faturou todas as principais competições da última temporada nas categorias infantil e pré-cadete, com desempenho também destacado entre as cadetes. Agora é a vez de a Europa conhecer o talento da gaúcha. Neste sábado (5), ela brilhou intensamente na Maratona Sub-14 de Florete, que acontece em Paris, na França, com a participação de atletas de todos os cantos do mundo.

Em três pules disputadas, a atleta do Grêmio Náutico União perdeu apenas um jogo. Passou em segundo lugar na primeira, em sétimo na segunda e em 15° lugar na terceira. Com isso, fechou na oitava posição o primeiro dia de disputa, entre 90 esgrimistas. A fase final do torneio, eliminatória, acontece neste domingo, apenas com os 48 melhores do primeiro dia.

Na primeira pule, Livia bateu a italiana Fariello Giulia (5 a 1), a britânica Marryn Kilpatrick (5 a 0), a húngara Zorka Erdodi (5 a 1) e as francesas Mathilde Prats (5 a 4), Lea Jacquin (5 a 1) e Clémentine Chevreau (5 a 1). Na pule seguinte, foi a vez de superar a alemã Sara Marie Weigand (5 a 0), a norte-americana Mia Luh (5 a 3), a húngara Emma Nemeth (5 a 0) e as francesas Diane Hardy-Saito (5 a 4) e Joelle Negre (5 a 4). Na terceira pule, venceu a italiana Maria Elisa Fattori (5 a 2), a norte-americana Ava Claire Hubert (5 a 1), a francesa Eugenie Raimbault (5 a 4) e a croata Defne Oykum (5 a 1). Seu único revés foi diante da húngara Bianca Bartus (2 a 5).

O ótimo desempenho de Lívia fez com que ela já esteja classificada diretamente para o quadro de 32. Sua adversária sairá da vencedora do confronto entre a singapuriana Angellena Wong e a grega Zoi Stavraki, marcado para 6h10 (horário de Brasília).

No domingo, além de Livia Matos na Maratona de Florete, outro brasileiro estará em ação: Matheus Becker, na Copa do Mundo Júnior de Sabre, em Plovdiv, na Bulgária.

Isabela Carvalho se destaca

Outra brasileira se destacou neste sábado, em uma disputa internacional. Na Copa do Mundo Júnior de Sabre, em Plovdiv, Isabela Carvalho fez uma pule excepcional. Venceu todas as suas adversárias, terminando a primeira fase com o melhor índice entre as participantes do evento. Passou diretamente pelo quadro de 128, mas acabou surpreendida no quadro de 64, pela britânica Ellen Robbins Wilkinson, por 15 a 8. Com isso, terminou em 33° lugar na classificação final.

Na Copa do Mundo de Espada – The Golden Gate Junior, em Kiev, na Ucrânia, Ginevra Giordano também fechou sua participação no quadro de 64. Ela venceu dois duelos na pule, mas foi superada pela russa Anastasia Balyagina, por 15 a 11, se despedindo do torneio, na 57ª posição.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support