Skip to main content

Espadista tem aprimorado seu jogo, analisado adversários e aproveitado o intercâmbio na Itália com atletas de alto nível

 

Athos Schwantes vai buscar a vaga em Tóquio. Foto: Saulo Cruz/Exemplus/COB

19 de abril de 2021.

Por: Nelson Ayres e Lucas Pinto – Fato&Ação Comunicação

Faltando poucos dias para o Pré-Olímpico das Américas, que acontece no início de maio, na Costa Rica, Athos Schwantes segue com treinamentos intensos. Na Europa desde janeiro, o espadista passou por Rio Maior, em Portugal, e segue sua preparação na sala de esgrima do seu técnico, o mestre Fillipo Lombardo, em Roma, na Itália. Focado e tomando todos os cuidados para evitar ser infectado pelo novo coronavírus, o atleta chega confiante para brigar pela vaga em Tóquio.

Já são quase três meses na Missão Europa, um investimento da Confederação Brasileira de Esgrima em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil. Na chegada a Portugal, ainda em janeiro, houve isolamento com seu companheiro de equipe Alexandre Camargo e com o técnico Ivan Schwantes, antes de começarem os treinamentos mais pesados.

“Fizemos uma ótima volta pra Europa. Iniciando com a estrutura do Centro de Treinamento de Rio Maior, foi super legal. Foi muito bom contar com a participação do Alexandre também, com o Ivan como técnico. Tudo isso nos deixou bem confiantes para fazer aquela quarentena ativa antes de chegar na Itália”, compartilha o espadista.

Atualmente em Roma, sua rotina tem sido de dois treinos por dia, além da preparação física, fisioterapia e massoterapia. Para se preparar para os confrontos do Pré-Olímpico, o espadista faz sessões de análises de vídeos dos adversários: “Já sei quem são. Tudo isso faz parte do treinamento”, destaca ele.

Os treinamentos acontecem na sala de esgrima do mestre Fillipo Lombardo e o intercâmbio é grande: “Estou tendo a possibilidade de jogar com muita gente diferente, pessoas bem fortes. Tem atleta medalhista de Grand Prix, medalhista de Copa do Mundo por equipe, medalhistas de Mundial e Copas do Mundo no juvenil. Sem contar o intercâmbio de uma sala para outra que existe aqui em Roma”, comenta Athos.

Para ele, essa troca tem sido uma das principais vantagens do período na Europa. “Isso é excelente para os esgrimistas, né? Trocar de adversário, jogar com pessoas diferentes, não ficar sempre com aquelas mesmas referências dos mesmos parceiros de treino todos os dias. Isso é muito legal”, explica. O período de imersão, segundo Athos, têm desempenhado papel importante em sua confiança e resgatado seu jogo em distância curta, se impondo sobre os adversários – mesmo que isso tenha resultado em algumas lâminas quebradas.

“Estou me sentindo num ritmo muito bom de jogo. Isso é muito legal e vai me deixando bem confiante. Quando jogo aqui e venço os combates, sei que os toques estão acontecendo. Até quebrei algumas lâminas, nunca quebrei tantas na minha vida. Mas está sendo muito legal sentir que eu estou aplicando o jogo que eu planejo, aquilo que eu faço em aulas individuais. Tudo isso está sendo bem prazeroso”, conta o atleta.

Cuidados

A atenção do atleta para evitar a contaminação pela Covid-19 é grande. E se reflete até mesmo na forma como ele se desloca em Roma. Para o caminho do hotel ao local de treinamento, Athos prefere usar o transporte individual.

“Fica a três quilômetros de distância. Eu até peguei uma bicicleta emprestada do meu técnico, o Fillipo, para não precisar pegar ônibus. Estou tendo todos os cuidados para evitar ao máximo qualquer tipo de contágio. Todos estão seguindo muito bem os protocolos de segurança, sempre com máscara e distanciamento, higiene pessoal”, ressalta.

 

 

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

 

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support