Skip to main content

Última chance de garantir a participação na Olimpíada de Tóquio, Pré-Olímpico das Américas começa no próximo sábado

 

Bia Bulcão, na Missão Europa 2020. Foto: Daniel Varsano/COB.

26 de abril de 2021.

Por: Nelson Ayres e Lucas Pinto – Fato&Ação Comunicação

Em clima de preparação para o Pré-Olímpico das Américas, Bia Bulcão foca em manter a concentração e o preparo físico. A competição acontece no sábado e no domingo (1 e 2), em San José, na Costa Rica, e garante vaga para o campeão de cada arma na Olimpíada de Tóquio. Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, a atleta conseguiu aproveitar bem seus treinamentos e conta que chega “confiante e segura” de que fez “a melhor preparação que poderia fazer”.

O Pré-Olímpico da Costa Rica é o grande foco de Bia há alguns meses. Primeira colocada no ranking nacional de florete feminino, ela teve chances de alcançar a classificação pelo ranking mundial, mas não chegou ao objetivo. A participação no Grand Prix de Florete, em Doha, no Catar, serviu para aparar as arestas de seu jogo. Para ela, no entanto, a pressão em San José não será maior que a de outros campeonatos e o último evento foi fundamental neste momento decisivo.

“No GP de Doha, eu tive vários aprendizados. Eu avalio as coisas positivas e as coisas negativas, o que pode arrumar para a próxima. Foi uma oportunidade de eu corrigir algumas coisas para me preparar melhor para o Pré-Olímpico”, destaca Bia.

A medalhista pan-americana conta que conseguiu seguir com sua preparação mesmo com as complicações trazidas pela pandemia. Ela reconhece que isso afetou a todos os atletas, mas garante que se preparou da melhor forma possível: “Dentro das circunstâncias, que para todos foram muito difíceis, eu consegui aproveitar bem, estou contente com a preparação que eu fiz, confiante que eu fiz o meu máximo e segura de que eu fiz a melhor preparação que eu poderia fazer”, celebra.

O momento, agora, é de manutenção. Por ser uma competição que garante vaga para a Olimpíada, o Pré-Olímpico exige concentração e foco, coisas não faltam nesta reta final para Bia Bulcão: “Nestes últimos dias antes da competição na Costa Rica, é mais recuperação mental, recuperação do corpo. O que eu podia ter feito tecnicamente já foi feito, então é mais a preparação, recuperar bem para estar bem concentrada no dia da prova e poder trazer o resultado que eu quero”, comenta a atleta.

O desafio para conseguir um bom desempenho, segundo Bia, está em “manter o controle durante a situação de pressão e conseguir colocar minha melhor esgrima em prática”. Conseguir aplicar o que praticou em sua preparação e protagonizar bons confrontos será motivo de alegria para a esgrimista. E garantir a vaga em Tóquio concretizará o seu grande projeto dos últimos quatro anos.

Bia compete no sábado, assim como Athos Schwantes (espada masculino) e Bruno Pekelman (sabre masculino). No domingo, é a vez de Karina Trois buscar a vaga no sabre feminino. O Brasil já tem dois esgrimistas garantidos em Tóquio: Guilherme Toldo (florete masculino) e Nathalie Moellhausen (espada feminino).

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support