O final de semana será recheado de torneios na Europa com presença de brasileiros. A partir desta quinta-feira (27), sete esgrimistas entram em ação em competições internacionais na Europa. Na etapa de Marrakech da Copa do Mundo de Espada, o Brasil conta com Victoria Vizeu Maria Rita de Camargo, Maria Carolina Guimarães, Maria Paro, Marcela Silva e Alexandre Camargo. Já na etapa de Budapeste da Copa do Mundo de Sabre, Henrique Garrigos inicia sua participação nesta sexta-feira (28).
Melhor brasileira no ranking internacional de espada, Victoria Vizeu busca mais uma grande campanha na temporada. Optando por não disputar o Campeonato Nacional para permanecer na Europa e intensificar os treinos, a esgrimista ficou a uma vitória da chave principal na última competição que disputou, o Grand Prix de Budapeste.
A partir das 6h desta quinta-feira (27), a brasileira disputa a Etapa de Marrakech da Copa do Mundo de Espada. “Para esta competição, espero colocar em pista todo o trabalho dos últimos meses e melhorar o resultado em comparação às últimas provas”, afirmou a esgrimista. Além de Victoria, Maria Rita de Camargo, Maria Carolina Guimarães, Maria Paro e Marcela Silva também competem na etapa em Marrocos.
Ainda em Marrakech, Alexandre Camargo disputa sua segunda competição internacional do ano nesta sexta-feira. Na primeira, o esgrimista paranaense teve uma fase de poules quase perfeita, avançou ao derrotar o cazaque Meyirkhan Timurov, mas acabou superado pelo uzbeque Kiril Pavlov no confronto decisivo para a classificação ao quadro principal da Etapa de Heidenheimer da Copa do Mundo de Espada.
Por fim, Henrique Garrigos, número 157 do mundo na espada e líder do ranking brasileiro, fará sua estreia internacional em 2025 na etapa de Budapeste da Copa do Mundo de Sabre, na próxima sexta-feira (28). Como parte da preparação para a temporada, ele disputou o Torneio Nacional Cidade de São Paulo de Esgrima, onde foi campeão, e agora busca chegar ao quadro de 64.
“Minha meta para a competição é conseguir me qualificar para o quadro de 64 no sábado. É minha primeira competição internacional da temporada, enquanto outros atletas já estão competindo desde outubro. Por isso, vou precisar do dobro de foco e atenção para alcançar meu objetivo”, explicou o atleta.