Skip to main content

Henrique Marques, Mariana Pistoia e Karina Trois foram os atletas que subiram ao lugar mais alto do pódio em Curitiba

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

Mariana Pistoia vibra durante final contra Bia Bulcão. Foto: Rosele Sanchotene

A Copa Ronaldo Schwantes conheceu mais três medalhistas de ouro neste sábado (20). Henrique Marques no florete masculino, Karina Trois no sabre feminino e Mariana Pistoia no florete feminino fizeram grande exibição no Círculo Militar do Paraná e terminaram o dia com o título em suas respectivas armas em Curitiba-PR.

O primeiro do dia a ter o gostinho de subir no lugar mais alto do pódio foi Henrique Marques. Atleta do Esporte Clube Pinheiros-SP, ele terminou a campanha com quase 100% de aproveitamento (teve apenas um revés na fase de pules) no florete masculino.

Para sair com o título, Marques encarou Pedro Marostega (Grêmio Náutico União-RS) na grande decisão em que acabou fechando com a vitória por 15 a 10. E o ouro veio na superação. Henrique sentiu cãibras na mão durante a agitada final, mas nada o impediu de vencer no Círculo Militar do Paraná.

“É sempre bom poder conquistar uma competição. Eu acho que por conta do frio, os meus dedos da mão estavam com cãibras, estava sentindo algo nas juntas, mas faz parte. A verdade é que todos os atletas lidam com lesão e a gente vai levando”, disse Henrique Marques, que se referiu ao frio de Curitiba no momento do combate (o termômetro marcava 10 graus na hora da partida).

Além do ouro do atleta do Pinheiros e da prata de Marostega, Jerônimo Machado (Grêmio Náutico União) e Paulo Morais (Esporte Clube Pinheiros) ficaram com o bronze na arma.

No florete feminino, Mariana Pistoia (Grêmio Náutico União) chegou ao segundo título nacional individual no ano. Ela, que faturou o 1º Torneio Adulto – 95 anos CBE no mês de maio em Contagem-MG, voltou a brilhar em uma competição e a conquistar a medalha dourada. Para isso, ela bateu Bia Bulcão (Pinheiros) na final por 15 a 12, mesmo placar em que ela derrotou Carolina Brecheret (Club Athletico Paulistano-SP) na semifinal. Talia Calazans (Grêmio Náutico União) completou o pódio com o outro bronze.

“Os dois últimos jogos foram duros, tanto a final como a semifinal contra a Carol, que estava muito bem hoje. Sobre a final, eu e a Bia nos conhecemos bastante, tentei fazer meu jogo e deu certo”, avaliou Mariana.

“Ela é uma adversária complicada, que não toma cinco toques da mesma forma, então, às vezes, você começa a partida bem, mas acaba se vendo perdendo uma vantagem construída. A maneira é sentir cada momento do jogo, e o mérito desta partida foi que eu não desperdicei nenhuma oportunidade”, completou a atleta, que se concentra para o Brasileiro Interclubes Adulto, a partir de 22 de setembro, e para os Jogos Sul-Americanos, em Assunção, entre 2 e 7 de outubro.

O sabre feminino teve Karina Trois como a grande campeã. A representante do Club Athletico Paulistano fez a final que a definiu como medalhista de ouro contra a companheira de clube, Pietra Chierighini. Na decisão, Trois foi melhor e triunfou por 15 a 10. Ela apontou, principalmente, a parte psicológica como determinante para a conquista em Curitiba.

“A principal de mudança dos outros campeonatos para cá foi terapia, não mudei nada no meu físico e nem na minha esgrima. Eu consegui entender que nem sempre eu ganho e não preciso ficar me cobrando para vencer, eu tenho que simplesmente jogar, porque eu já treino muito e me dedico muito”, explicou a campeã do sabre feminino, arma que ainda teve os bronzes de Luiza Lee (Paulistano) e Luana Pekelman (Pinheiros).

A Copa Ronaldo Schwantes será encerrada neste domingo (21) com a disputa de mais dois torneios: a da espada feminino e do sabre masculino.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support