Skip to main content

Emocionado, atleta do Pinheiros afirmou ter ‘tirado um peso’ ao faturar título; sexta-feira teve homenagem ao Mestre que dá nome ao campeonato em Curitiba

Vibra, Richard! Atleta do Pinheiros levou título há muito aguardado pelo esgrimista. Foto: Rosele Sanchotene

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

Foi conhecido nesta sexta-feira (19) o primeiro grande campeão da Copa Ronaldo Schwantes. Com uma campanha brilhante, Richard Grunhauser dominou as ações na espada masculina, saiu do Círculo Militar do Paraná, em Curitiba, com a primeira medalha de ouro do campeonato e, de quebra, exterminou um tabu pessoal de muitos anos sem levar títulos individuais em eventos nacionais. Dia ainda teve homenagem ao Mestre que batiza o evento.

Atleta do Esporte Clube Pinheiros-SP, Grunhauser vibrou demais quando conseguiu o toque final que o definiu como campeão da competição. Na final, ele encarou o esgrimista da casa, Leopoldo Gubert (Academia Mestre Kato-PR), e triunfou por 15 a 9.

Ao sair com a vitória, Richard comemorou muito a conquista e ficou visivelmente emocionado. Não é por menos que o campeão definiu o título como ‘um alívio’.

“É uma alegria, um alívio. Eu vivia um jejum de títulos, há muito tempo eu esbarro em várias finais e semifinais, acho que não conquisto um campeonato desde 2014. Em relação a pódio, eu não ganhava medalha desde 2019, antes da pandemia. É um peso que eu tiro de muitos anos sem ganhar um torneio nacional”, desabafou o campeão do dia.

O campeonato vencido pelo atleta do Pinheiros teve um tempero a mais por ter sido faturado em Curitiba, berço de diversos espadistas de ponta do Brasil, incluindo o adversário da final.

“É bom, mas daqui a um mês vai ter na nossa casa (se referindo ao Brasileiro Interclubes Adulto, que acontece na capital paulista a partir do dia 22 de setembro), vou ter de defender (risos). Eu costumo falar que os polos de espada são São Paulo e Curitiba, são os mais fortes, por isso, acaba sendo uma rivalidade forte. E ganhar na casa do adversário sempre dá um gostinho a mais”, disse Grunhauser.

Richard fez uma excelente campanha no Círculo Militar do Paraná. Na pule 4, ele ficou na liderança por ter triunfado em todos os cinco jogos realizados. A sequência não foi menos arrasadora. No quadro de 64, ele derrotou Roberto Sorice (Sociedade Sorice-PR) por 15 a 4, enquanto, no quadro de 32, bateu João Murri (Sport Club Magnólia-RJ) por 15 a 8.

Posteriormente, ele voltou à pista para enfrentar Fabrizio Lazzarotto (Academia Mestre Kato) para sair com mais uma vitória, 15 a 11 no quadro de 16. Na sequência, passou por dois colegas de equipe para chegar à final: Mauricio Pellegrino (12 a 9) no quadro de 8 e Nicolas Ferreira (15 a 11) na semifinal.

Além do ouro de Richard Grunhauser, da prata de Leopoldo Gubert e do bronze de Nicolas Ferreira, Alexandre Camargo completou o pódio com a outra terceira colocação.

Homenagem ao Mestre Ronaldo Schwantes

Da esquerda para a direita: Ivan Schwantes (filho de Ronaldo); Ricardo Machado (presidente da CBE); Lorana Schwantes (filha); Sônia Marangon (mãe dos três filhos de Ronaldo). Foto: Rosele Sanchotene

O dia inaugural ainda teve uma homenagem ao Mestre Ronaldo Schwantes. Ele, que dá nome ao campeonato, teve ao final da sexta-feira sua memória resgatada. Um dos principais nomes da História da esgrima brasileira, o homenageado foi um dos pioneiros mestres esgrimistas do Paraná e um dos responsáveis por tornar o estado em uma potência da modalidade.

“Vamos continuar fazendo homenagens a todos aqueles que construíram um legado tão bonito na esgrima. Hoje foi o dia do Ronaldo. Um grande amigo, uma pessoa incrível para o nosso esporte, um ser humano fantástico. Não poderíamos deixar passar em branco”, garantiu Ricardo Machado, presidente da CBE.

Além do dirigente, participaram da solenidade os filhos Lorana e Ivan Schwantes, bem como Sônia Marangon – mãe dos três filhos de Ronaldo e representante de Athos Schwantes, que não pôde comparecer. Ela enalteceu o tributo feito pela Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).

“É muito gratificante. É olhar para trás e ver uma vida vitoriosa, como foi a vida do Ronaldo, seja como mestre, como técnico, como atleta, como educador. Ele deixou um legado muito bonito para que os outros possam ter como referência. É muito importante o resgate dessa memória, parabéns para a CBE por fazer isso lindamente”, parabenizou Sônia.

Além de atleta (foi o primeiro brasileiro a levar medalha na modalidade em Jogos Pan-Americanos) e mestre esgrimista, Ronaldo era filósofo e professor. Ele faleceu em 2013, quando tinha 65 anos.

O campeonato em sua homenagem continua neste sábado (20), quando serão disputados os combates de florete feminino e masculino e do sabre feminino.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support