Copa Brasil de Paraesgrima acontece neste final de semana no CT Paralímpico

A etapa Copa Brasil de Paraesgrima 2025 será realizada nos dias 19 e 20 de abril, em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CPB). No dia 21, será a vez do Campeonato Brasileiro por Equipes, com disputas na arma espada. O evento abre a temporada nacional da modalidade e está entre os eventos mais importantes do calendário no país.

A competição contará com disputas nas três armas da esgrima — florete, espada e sabre — nas categorias A (atletas com mobilidade no tronco, amputados ou com limitação de movimento) e B (atletas com menor mobilidade no tronco e equilíbrio). Todas as provas seguirão o formato de disputa mista, começando com um turno de poule, seguida por confrontos eliminatórios até a definição do campeão.

Entre os esgrimistas inscritos estão Jovane Guissone, medalhista de ouro nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012 e prata em Tóquio 2020; Rayssa Veras, que conquistou seu primeiro bronze em uma etapa da Copa do Mundo de Paraesgrima realizada em fevereiro; e Vanderson Chaves, medalhista de prata no sabre da classe B na primeira etapa da Copa do Mundo, disputada em São Paulo.

Até o momento, quatro equipes estão inscritas na segunda edição do Campeonato Brasileiro de Esgrima, com representantes de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Fortaleza. Diferente da Copa Brasil, que é uma competição individual, o Campeonato Brasileiro foca nas disputas por equipes. Nesta edição, as provas serão realizadas nas modalidades por equipe masculina e feminina de espada.

Programação – 

Sábado (19) – 

08h30 – Espada Feminina A/ Espada Feminina B/ Florete Masculino B

13h30 – Sabre Feminina A / Sabre Feminina B / Espada Masculina A / Sabre Masculino B 

Domingo (20) – 

08:30h – Florete Feminino A / Florete Feminino B / Sabre Masculino A 

13:30h – Florete Masculino A / Espada Masculina B

Segunda (21) – 

08h – Equipes Espada Feminina

08h – Equipes Espada Masculina

Pular para o conteúdo