Consagrados os primeiros campeões do Torneio Nacional Cidade do Rio de Janeiro

Paulo Morais (foto) levou o ouro no florete; Karina Trois, no sabre; e Laura Correia, na espada

 

Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

O Torneio Nacional Cidade do Rio de Janeiro, competição que marca a reabertura da temporada nacional da esgrima, teve início nesta quinta-feira (8), nas pistas do Clube Militar-RJ. E foram conhecidos os primeiros campeões: Paulo Morais (Tênis Clube Paulista-SP), no florete; Karina Trois (Paulistano-SP), no sabre; e Laura Correia (Paulistano-SP), na espada.

Além dos atletas brasileiros, esgrimistas chilenos também participam do Torneio Nacional, nas três armas e nos dois naipes. A competição ocorre paralelamente ao Torneio Brasil por Duplas, que terá início nesta sexta-feira (9) e, de forma inédita, fará parte do evento promovido pela CBE.

Paulo Morais vence no florete masculino

A decisão do florete masculino foi um duelo entre Brasil e Chile, reunindo Paulo Morais (TC Paulista-SP) e Leopoldo Alarcón. Nas semifinais, eles superaram, respectivamente, Ricardo Pacheco, do Paulistano, e Heitor Shimbo, do Pinheiros – estes ficaram com as medalhas de bronze.

A final foi decidida no último toque. O chileno, invicto desde as poules, esteve perto da vitória. Porém, Morais (que na semifinal reverteu uma desvantagem de seis pontos diante de Ricardo Pacheco) buscou mais uma virada, fechou em 15-14 e faturou a medalha de ouro – Alarcón levou a prata.

“A resiliência foi algo muito importante para esse título; consegui reverter as vantagens de meus adversários na semifinal e na final. Além da parte técnica e física, faço um trabalho mental que é muito importante em momentos decisivos como esses”, analisou Paulo Morais.

Sabre feminino: Karina Trois leva o título

As semifinais do sabre feminino reuniram dois duelos entre companheiras de clube: Karina Trois x Pietra Cheirighini, do Paulistano, e Isabela Carvalho x Ana Beatriz Fraga, do Pinheiros. Karina e Ana Beatriz venceram e decidiram o título; Pietra e Isabela ficaram com os bronzes.

Líder do ranking nacional entre as sabristas, Karina Trois abriu vantagem no início do combate. Ana Beatriz Fraga, apesar de não se omitir de atacar, não conseguiu segurar o ímpeto da adversária. Com autoridade, Karina fechou o jogo por 15 toques a 9 e conquistou merecidamente mais um título.

“Estava muito calor no ginásio e isso dificultou bastante. Como não havia vencido o último campeonato que disputei, vim com sangue nos olhos para este”, afirmou Karina, que tem como grande objetivo disputar os Jogos Olímpicos de Los Angeles-EUA, em 2028.

Laura Correia é campeã na espada feminina

O título da espada feminina foi decidido entre Laura Correia (Paulistano) e Maria Paro (Dourado Esgrima). Elas eliminaram nas semifinais, respectivamente, Victoria Vizeu (Paulistano) e a chilena Paula Vasquez Del Campo – estas duas levaram as medalhas de bronze.

A decisão reuniu a vice-líder (Laura) e a quinta colocada (Maria) do ranking nacional da arma – duas expoentes da nova geração de nossa esgrima. O duelo começou equilibrado, até que Laura Correia encaixou seu jogo, ficou à frente no placar e fechou em 15-8, faturando o título – repetindo o resultado que obteve em abril deste ano no Torneio Nacional Juvenil, em São Paulo.

“É meu primeiro título na categoria adulto, e fico muito feliz. Todos os jogos foram muito difíceis, estou muito cansada”, afirmou a campeã após a final.

Programação

O Torneio Nacional Cidade do Rio de Janeiro é disputado simultaneamente ao Torneio Brasil por Duplas, que pela primeira vez faz parte da programação de uma competição oficial organizada pela CBE. E nesta sexta-feira (9), as parcerias entram em ação nas pistas do Clube Militar-RJ.

As duplas duelarão com as mesmas armas usadas na competição individual no dia inicial: florete masculino, sabre e espada femininos. No domingo (11), os conjuntos voltam à pista para as disputas de florete feminino, sabre e espada masculinos – mesmas armas da disputa individual deste sábado (10).

O Torneio Nacional Cidade do Rio de Janeiro e o Torneio Brasil por Duplas são transmitidos ao vivo na CBEsgrima TV: https://www.youtube.com/@cbesgrima

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres[email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo