Skip to main content

Moisés Carvalho está à frente dos treinamentos no clube de Belém (PA) após a morte do fundador Carlos Henrique Ribeiro, em 2020

Moisés Carvalho e os alunos da Grão-Pará. Foto: Arquivo Pessoal.

26 de maio de 2021.

Por: Nelson Ayres e Lucas Pinto – Fato&Ação Comunicação

Fundada em 2018, a Escola de Esgrima Grão-Pará passou por um baque em novembro do ano passado com a morte do mestre e fundador Carlos Henrique Calazans Ribeiro. Localizada em Belém, no Pará, a instituição busca agora voltar ao pleno funcionamento, ampliar seu número de alunos e continuar incentivando o esporte na região Norte do Brasil.

Um dos que conduzem este projeto é o técnico Moisés Carvalho. Apesar de ainda passar pelo processo de adaptação, ele já vê o número de alunos crescendo e planeja disputar competições em setembro. “Não foi um primeiro mês fácil. Agora, já começo a ter uma receptividade maior dos alunos, que ainda estão naquela insegurança tanto pelo vírus quanto pela mudança”, conta Carvalho.

A Confederação Brasileira de Esgrima mostra-se feliz com a iniciativa. “Desde o falecimento do técnico Calazans que a CBE vem buscando uma forma de apoiar a continuidade da esgrima em Belém do Pará. Para tanto, firmou um contrato temporário de prestação de serviços com o Mestre D’Armas Moisés para que ele possa seguir adiante junto aos alunos locais e também formar outros profissionais a fim de manter viva e crescer a esgrima no Norte do Brasil”, ressalta o presidente Ricardo Machado.

Segundo Moisés Carvalho, a ideia é atrair mais praticantes para a Escola Grão-Pará e, consequentemente, para a esgrima. Para ajudar com isso, ele conta que tem um projeto ‘no forno’: a prática de “cross esgrima”, um esporte com metodologias e protocolos próprios para quem não quer aderir à modalidade olímpica de início, mas tem a intenção de praticar exercícios físicos.

Esgrima no Norte

Faz parte dos planos de Carvalho superar o que ele considera um dos maiores desafios em fazer esgrima na Região Norte: o preconceito. “Tanto a Região Norte quanto a Região Nordeste, que é de onde eu venho, sofrem um preconceito muito grande. A gente tem medo de se atrelar a algo novo. E bem ou mal, a esgrima é um esporte que muitos acreditam estar fora da realidade, ser coisa de outro mundo, outra classe social. A gente precisa quebrar esse preconceito inicial”, reforça o técnico.

A viúva do mestre Calazans, Sandra, lembra que nada foi fácil desde o início: “Quando resolvemos fixar moradia em Belém, meu marido resolveu tornar um sonho, realidade: criar uma escola de esgrima. A concretização desse sonho, como tudo que se refere, principalmente ao esporte, não foi fácil. Aqui, a esgrima sempre foi vista como um esporte olímpico belíssimo, mas distante da realidade das pessoas para a prática. Isso, com certeza, é o maior obstáculo para o crescimento do esporte aqui na Região”.

Ainda segundo Sandra Calazans, as dimensões do estado do Pará acabam também atrapalhando: “Com exceção de um pequeno grupo de esgrimistas em cadeira de rodas, não havia a prática dessa modalidade no estado. Além do mais, a grandeza de nosso estado do Pará, torna as distâncias relevantes, o que dificulta o intercâmbio com os centros mais desenvolvidos da esgrima em nosso país. Mas o Calazans não desistiu e, fazendo um trabalho “formiguinha”, foi mostrando a esgrima como um esporte que está ao alcance de quem deseja praticá-lo. Nesse caminho, começou a realizar um trabalho com atletas deficientes auditivos e também  autistas”.

Tudo isso é somado, segundo ele, ao fato de não ser um esporte ainda tão popular no país. “Isso existe no Brasil e no Norte e no Nordeste acaba se tornando mais visível”, afirma. Sua intenção, porém, é remar contra a correnteza: “Pegando toda a experiência e bagagem que tenho, estou com o objetivo de tornar a esgrima um esporte que consiga fugir desses pré-conceitos existentes”, finaliza Moisés Carvalho.

Neste primeiro momento, a Grão-Pará não deverá ter representantes nos Torneios Nacionais. A intenção é que a Escola esteja novamente representada a partir de setembro.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support