Provando que está em grande fase, espadista da Academia do Mestre Kato foi absoluto do início ao final da disputa e dispara na liderança do ranking 2021

14 de agosto de 2021.
Por: Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação
O esgrimista Alexandre Camargo, da Academia do Mestre Kato, foi novamente o grande vencedor da espada no Circuito Brasileiro de Esgrima. Na 5ª etapa da competição, disputada neste sábado (14), no Clube Curitibano, na capital paranaense, ele foi absoluto, vencendo de ponta a ponta, a exemplo do que já fizera na outra prova de espada na temporada 2021, disputada em junho, no Rio de Janeiro.
Com o resultado, Camargo dispara na liderança do ranking 2021 e vai se consolidando como a grande esperança de continuidade do legado de Athos Schwantes, seu companheiro de clube, um dos principais nomes da espada brasileira em todos os tempos. A Academia do Mestre Kato novamente teve um desempenho impecável, garantindo a prata, com Gabriel Bonamigo, e um dos bronzes, com Schwantes. O outro bronze ficou com Amaury Petterle (CDE RJ).
“Por conta de ser a segunda prova, meu desempenho foi melhor. Na primeira, existia aquela questão de muito tempo sem competir. Nessa, a gente veio mais focado, mais preparado, confiante na estrutura que estava preparada. Há tempos venho dividindo a primeira colocação com o Athos. Desta vez, comecei um pouco melhor que ele, mas tenho que me manter no mesmo ritmo para buscar coisas lá fora”, reconhece o campeão.
A atuação de Camargo neste sábado foi consistente. Ele não deu chances a nenhum adversário na pule, vencendo Miguel Giffoni, do Barroca (5 a 0); Edson Guimarães, do Magnólia (5 a 3); Vitor Neves, do Lindoia (5 a 2); Ademir Gentil (5 a 1), João Bordignon (5 a 0) e Robson Filho (5 a 0), os três pertencentes ao Esgrima Para Todos.
Primeiro colocado no geral, passou direto pelo quadro de 128. Nas etapas seguintes, superou Ricardo de Carli, do Abel Melian (15 a 1); Tarcisio Mendes, do Barroca (15 a 3); Alvaro Donato, também do Barroca (15 a 5); e, Nicolas Ferreira, do Pinheiros (15 a 7).
Na semifinal, travou um belo duelo contra Athos Schwantes, vencendo por 15 a 10. Estrategista, dominou a pista no confronto decisivo, superando Gabriel Bonamigo, por 15 a 9.
“A maior diferença em relação ao último título foram as dores, que não tive desta vez, quando cheguei a ter cãibras. O nível estava mais alto nesta prova. Depois daquela etapa, o pessoal começou a treinar mais. Por conta das vacinas, estamos começando a treinar com mais frequência e segurança, principalmente. Continuei fazendo o meu trabalho. Fico feliz de ter dado tudo certo”, analisou Camargo.
A etapa do Circuito Brasileiro continua neste domingo, quando acontecem as disputas de sênior feminino e cadete masculino.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
CBE nas mídias sociais!
FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima
TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima
YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima