Skip to main content

Documento foi orientado por infectologista e enviado para representantes de técnicos, federações, clubes e Comissão de Atletas antes de sua oficialização

 

Rio de Janeiro (RJ), 25 de setembro de 2020.

Por: Fato&Ação Comunicação

A hora da retomada vai chegando, mas é preciso muito cuidado com a saúde dos atletas e atenção redobrada com a segurança. Desta forma, a Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) divulgou, nesta sexta-feira (25), o seu protocolo de retomada das competições nacionais em 2020. A intenção é oferecer toda a tranquilidade aos atletas que optem por participar dos torneios nos meses de novembro e dezembro.

O documento teve orientação de Jacyr Pasternak, médico infectologista convidado pela CBE. Foi montado um comitê, com representantes da CBE, da Comissão de Atletas, dos técnicos, federações e clubes, que recebeu o Protocolo para análise das informações e possíveis considerações.

Entre as principais diretrizes do Protocolo, há a restrição do número de pessoas presentes ao ginásio, inclusive com limitação de tempo para a permanência dos próprios atletas; a proibição de público; o cumprimento de uma série de normas de higienização dos equipamentos; a mudança de protocolos de disputa, como o cumprimento dos atletas; a proibição de aglomeração para fotos; entre diversos outros aspectos.

A esgrima é considerada pelas análises de classificação de risco feitas por especialistas como um esporte de risco 1, ou seja, esportes sem contato direto e com menor probabilidade de transmissão do vírus, desde que respeitadas as regras de distanciamento e higienização presentes em protocolos médicos.

Vale lembrar que várias outras modalidades esportivas, inclusive de esportes coletivos, já retomaram suas atividades, com as Confederações elaborando protocolos e conseguindo sucesso na prevenção da Covid-19. Na esgrima, o esforço é para a realização de dois eventos em novembro e um em dezembro, dependendo da evolução do quadro no país e com a presença facultativa dos atletas.

Veja o protocolo elaborado pela CBE neste LINK.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

fatoeacaocomunicacao@gmail.com

Claudia Mendes – claudia@fatoeacao.com

Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support