Skip to main content

Competição acontece em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e será aberta com as disputas individuais do sabre juvenil

Ricardo Pacheco é um dos brasileiros em Dubai. Foto: Washington Alves/COB

José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

O maior desafio da temporada nas categorias cadete e juvenil está prestes a começar. A partir deste sábado (2), 37 brasileiros entram em ação no Campeonato Mundial Cadete e Juvenil, que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A competição será inaugurada pelas disputas individuais do sabre juvenil.

Vai ser nessa categoria que Pietra Chierighini entra em ação. A esgrimista vem de um Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil de boas lembranças. O torneio, que foi sediado em Lima, no Peru, presenciou a brasileira faturar duas medalhas de bronze no evento, tanto no individual quanto por equipes.

Embalada pelos resultados recentes, a sabrista analisou o seu retrospecto recente e complementou sobre o que está colaborando com a sua boa performance: “Meu resultado no Pan me ajuda bastante a subir no ranking mundial e possivelmente pegar uma pule boa agora no Campeonato Mundial”.

“Pretendo levar o estudo e o esporte juntos sempre. Portanto, creio que minha preocupação com os vestibulares tenha tranquilizado minha mente sobre os campeonatos. Assim, não estou me colocando tanta pressão como antigamente e conseguindo realizar um jogo melhor”, completou.

Ricardo Pacheco é outro representante brasileiro em Dubai. Com expectativa de estrear somente na terça-feira (5), o floretista da categoria juvenil contou qual é o seu maior objetivo no Mundial.

“Meu maior objetivo é representar bem ao Brasil, ao Exército e ao meu clube (Club Athletico Paulistano), e, consequentemente, trazer bons resultados, alçando ainda mais a esgrima brasileira ao local que ela merece”, projetou o esgrimista, que também ficou com um bronze (por equipes) no Pan da última semana.

Na temporada passada, Pacheco fez uma boa campanha no Mundial Cadete e Juvenil em Cairo, no Egito. Ele saiu da pule, passou pelos quadros de 128 e 64 e parou somente no quadro de 32, se colocando entre no Top 30 da disputa. Para a edição dos Emirados Árabes Unidos, a intenção é ir além já que o esgrimista fez uma boa preparação.

“Minha preparação para o Mundial envolveu vários fatores, entre eles: preparação física, treinamento com colegas da equipe nacional de outros clubes e boas noites de sono. Além disso, o apoio do Exército Brasileiro, do Paulistano e da Confederação Brasileira de Esgrima foram essenciais”, agradeceu.

Por outro lado, a experiência para Giorgio Fumagalli será inédita em Dubai. Fazendo a sua estreia em campeonatos mundiais, o floretista sabe da pressão que terá quando entrar em pista nos embates cadetes, mas pretende mostrar toda sua capacidade.

“Meu objetivo no Mundial é provar para mim de que sou capaz de desempenhar bem em campeonatos internacionais, acima de tudo jogar bem e confiante. Esta é a minha primeira vez em um Mundial e a minha quarta competição internacional, é uma pressão grande, mas eu tenho tentado me manter calmo e descarregar todo esse sentimento nos treinos que fiz”, admitiu o estreante.

O Campeonato Mundial Cadete e Juvenil segue até o dia 10, quando as competições por equipes de espada juvenil encerram o evento.

A delegação brasileira tem a chefia de equipe de Alexandre Teixeira e a presença de Regis Trois, Roberto Lazzarini e Marcos Cardoso como técnicos. A lista completa dos representantes brasileiros pode ser conferida aqui e a programação do torneio aqui.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support