Campeonato Brasileiro encerra o concorrido ano da paraesgrima

Com 54 atletas de sete estados brasileiros das regiões Nordeste, Sudeste e Sul, competição em São Paulo fecha a temporada 2023

Nelson Ayres e Henrique Porto – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Fechando um ano repleto de competições nacionais e internacionais na paraesgrima, o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro recebe o Campeonato Brasileiro a partir desta quinta-feira (23). Para o evento que se estende até o domingo (26), foram recebidas 103 inscrições, de 54 atletas. Em São Paulo (SP), eles realizarão jogos nas três armas e dois gêneros, nas classes A e B. Também haverá competição por equipes.

Mais uma vez, o principal nome do evento será Jovane Guissone, que segue firme em sua jornada rumo aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O atleta da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná é o atual terceiro colocado no ranking olímpico e mundial da espada B. Também é terceiro do mundo e quinto da corrida olímpica no florete B.

Além dele, boa parte dos atletas que compõem a Seleção Brasileira estarão no evento em São Paulo, como Monica Santos, Kevin Damasceno, Carminha Oliveira e Vanderson Chaves, somente para citar alguns. As equipes do Grêmio Náutico União e Associação dos Deficientes Físicos do Paraná despontam como principais favoritas na disputa.

Os esgrimistas paralímpicos representarão nove clubes, de sete estados, oriundos das regiões Nordeste, Sudeste e Sul. Dentre as armas, a competição com o maior número de inscritos foi a da espada masculina, totalizando 35 atletas na somatória das classes. A espada também foi a arma mais procurada pelas mulheres, com dezenove inscrições no total.

Participam dos eventos os seguintes clubes e associações: Associação Atlética Anthares (AL), Associação D’Eficiência Superando Limites (CE), Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (PR), Associação Paradesportiva do Oeste Paulista (SP), Dourado Esgrima Club (SP), Esporte Clube Pinheiros (SP), Grêmio Náutico União (RS), Romão Gomes Esgrima (MG) e Sport Club Magnólia (RJ).

O Campeonato Brasileiro de Paraesgrima terá transmissão pelo canal da CBE no YouTube (https://www.youtube.com/cbesgrima), com sinal aberto nas etapas preliminares, além de narração e comentários nas semifinais e finais.

Confira a programação do evento:

  • QUINTA, 23 – Individual – Espada (M) e Florete (F)
  • SEXTA, 24 – Individual – Florete (M) e Sabre (F) / Equipes – Espada (M) e Florete (F)
  • SÁBADO, 25 – Individual – Sabre (M) e Espada (F) / Equipes – Florete (M) e Sabre (F)
  • DOMINGO, 26 – Equipes – Sabre (M) e Espada (F)

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres[email protected]

 

 

Pular para o conteúdo