Estágio Nacional de Treinamento das Categorias de Base faz com que os principais talentos do país possam absorver conhecimento de técnicos, atletas experientes e equipe multidisciplinar

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação
Assessoria de Imprensa da CBE
Quantos atletas no mundo têm o privilégio de treinar com uma campeã mundial e absorver conhecimento e vivência no esporte ainda nas categorias de base? No caso dos atletas da espada brasileira, essa é uma realidade bem presente. Durante a semana, no Clube Militar, no Rio de Janeiro, a campeã mundial da espada, Nathalie Moellhausen, aproveitou cada minuto para passar um pouco do seu conhecimento para os meninos e meninas convocados para o Estágio Nacional de Treinamento das Categorias de Base.
A atleta reside em Paris e não voltava ao Brasil desde o final de 2019, por causa da pandemia de Covid-19. Muitos destes jovens sequer viram a atleta competir ao vivo. Treinar com ela é um privilégio para os espadistas convocados.
“Ela me passou muitas dicas. Como melhorar minha guarda, como melhorar meu jogo. O mais legal desse contato é a experiência, as sensações que ela já passou. Me inspiro muito na Nathalie. É muito inspirador ter uma pessoa assim conversando com a gente”, explica Laura Correia, uma das atletas da espada.
Por sua vez, Nathalie Moellhausen se comporta realmente como uma orientadora. Enfrenta cada um na pista e quando finaliza o combate, chama o atleta e lhe dá uma dica sobre seu desempenho.
“É uma oportunidade de progredir. Acho os técnicos formidáveis. Tudo o que eles estão fazendo em termos de mensagens, de organização é excelente. Para mim é uma grande oportunidade. Estou aprendendo com eles, ensinando também, observando e tentando passar o máximo da minha experiência, respeitando o nível e a idade de cada um. Estou aqui para dar, o máximo que for possível”, diz a atleta, elogiando o trabalho dos técnicos Alexandre Teixeira, Ricardo Ferrazzi, Diego Dourado e Rodrigo Baldin.
O time multidisciplinar tem ainda as presenças do preparador físico Marcio Bernardino, da fisioterapeuta Silvana Matheus e do coordenador técnico Athos Schwantes. Além de Nathalie, outras duas experientes atletas passam suas vivências nas outras armas: Bia Bulcão (florete) e Karina Trois (sabre). O estágio voltou a ser realizado após um ano de ausência. Uma oportunidade de ouro para a garotada, na opinião da campeã mundial:
“Acho que é muito bom ter esse estágio depois da retomada, pois dá a eles uma esperança de que realmente eles possam ter um desempenho de excelência. É uma oportunidade para que possam encontrar todos novamente e reviver aquela sensação de família da esgrima”.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
CBE nas mídias sociais!
FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima
TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima
YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima