Skip to main content

No segundo dia de disputa no CT Paralímpico Brasileiro, disputas do florete B e espada A no feminino, e do sabre A e B no masculino tiveram representantes do país parando no quadro de 8

Rayssa Veras caiu no quadro de 8 e ficou próxima de garantir medalha. Foto: Alê Cabral/CPB.

Nelson Ayres e Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

O segundo dia de competição na Copa do Mundo de Paraesgrima movimentou o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, nesta sexta-feira (15). Houve disputas femininas, com florete e espada, e masculinas, com sabre. E vários brasileiros ficaram muito próximos do pódio, caindo no quadro de 8. A festa maior ficou para os espanhóis, italianos, tailandeses e franceses, que conquistaram as quatro medalhas de ouro do dia.

Na espada A feminina, Rayssa Veras, superou o quadro de 16 vencendo Apinya Thondaeng, da Tailândia, por 15 a 12. Mas na decisão de quem se qualificaria para o pódio, quando estava em disputa uma vaga na semifinal, foi derrotada por 15 a 3 pela sul-coreana Hyo Kyeong Kwon, uma das finalistas.

As outras brasileiras na disputa da espada foram Rudineia Manica, eliminada no quadro de 32; Fabiana Soares, Carminha Oliveira e Karina Maia, que caíram no quadro de 16. O título ficou com a espanhola Judith Rodriguez Menéndez, que na decisão bateu a algoz de Rayssa Veras, Hyo Kyeong Kwon, por 15 a 13. 

Na competição do florete B feminino, Mônica Santos foi mais uma a ficar próxima de medalha. Ela começou bem a disputa eliminatória, derrotando a tailandesa Chintanakon Seepak por 15 a 3, no quadro de 16. Contudo, na sequência, quando tentava chegar à semifinal, foi derrotada por Irma Khetsuriani, da Geórgia, por 15 a 7, e deu adeus à competição. A georgiana ficou com a medalha de prata após ser derrotada na final por Saysunee Jana, da Tailândia, por 15 a 11.

Masculino

Desafios para pai e filho na disputa do sabre A masculino. Fábio e Kevin Damasceno, que na Copa Brasil protagonizaram a decisão e conquistaram medalhas de ouro e prata, respectivamente, tiveram campanhas distintas nesta Copa do Mundo. Enquanto Kevin perdeu por 15 a 8, no quadro de 32, para Wan Gun Kim, da Coreia do Sul, Fábio foi eliminado na etapa seguinte, pelo tailandês Boonsiri Sanitmuanwai: 15 a 10.

Os outros brasileiros a competir no sabre A foram eliminados, coincidentemente, por tailandeses no quadro de 32. Alex Souza perdeu para Yuenyong Khanthithao, por 15 a 9; já Sandro Colaço foi batido por Korakod Sangsawang, por 15 a 1. A final foi disputada entre italianos e Edoardo Giordan faturou o ouro ao bater Matteo Dei Rossi por 15 a 8.

No sabre B masculino, Anderson Pires sofreu eliminação no quadro de 16, com os outros três brasileiros avançando ao quadro de 8. Mas a medalha escapou nas três chances: Vanderson Chaves perdeu por 15 a 4 para o sul-coreano Hwan Eun Ryu; Izaías Monteiro foi derrotado pelo tailandês Pipat Thongjapo por 15 a 3; e Rodrigo Massarutt, perdeu para Gianmarco Paolucci, da Itália, por 15 a 5.

O italiano Paolucci, no entanto, não conseguiu realizar o sonho da medalha de ouro. Na decisão, ele foi derrotado pelo francês Maxime Vallet, e teve que se contentar com a prata.

A Copa do Mundo de Paraesgrima continua neste sábado (16) com as disputas individuais de espada A e B para homens e sabre A e B para mulheres. A grande atração é Jovane Guissone, na espada B, arma em que é especialista e já conquistou duas medalhas paralímpicas.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support