Skip to main content

Maior nome da modalidade no Brasil fez excelente campanha, mas acabou eliminado na semifinal por adversário francês e ficou com o bronze

Jovane Guissone exibe a medalha de bronze conquistada na Copa do Mundo. Foto: Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres e Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Foi por pouco. Neste sábado (16), terceiro dia da Copa do Mundo de Paraesgrima, Jovane Guissone, que já tinha conquistado o título no florete B no dia inicial da competição, mais uma vez cumpriu excelente campanha e parecia estar a caminho de outra medalha de ouro, desta vez na espada B. Contudo, na semifinal, acabou derrotado pelo francês Yohan Peter e ficou com o bronze. Foi a segunda medalha de Guissone e do Brasil na competição – a única do dia.  

Guissone, medalhista paralímpico e grande nome da modalidade no Brasil, teve bom desempenho desde a pule. Bye no quadro de 32, mostrou que não estava para brincadeira ao bater o sul-coreano Dong Hun Kin, no quadro de 16, por arrasadores 15-2. No quadro de 8, disputou um duelo brasileiro com Izaías Monteiro e saiu vencedor por 15-3, garantido medalha e classificando-se para tentar uma vaga na decisão.

O adversário na semifinal foi Yohan Peter, da França, que se classificou ao superar, no quadro de 8, o iraniano Ali Mnahi por 15-2. O embate entre Guissone e Peter foi duríssimo para o brasileiro, que encontrou dificuldades com um adversário muito cauteloso e que esperava uma precipitação para buscar o toque. Ao final, o francês venceu por 15-9, se garantindo na decisão, com Jovane Guissone ficando com o bronze.

“Não foi bem o que eu esperava, queria ter um resultado melhor, mas foi o que consegui. Fui bem desde a pule, coloquei em prática tudo o que treinei, mas acabei derrotado pelo francês, que é um atleta de ponta. Ele também jogou Paralimpíadas, um grande adversário, de maior envergadura do que eu até”, disse Guissone, explicando a estratégia do duelo.

“Ele joga no contra-ataque, sou um cara ofensivo. Por isso, acabei me enrolando um pouco no início. Depois, fui me achando, mas no final, perdi. Mesmo assim, foi uma boa competição para início de ano, primeiro campeonato internacional. Não ganhei ouro, mas fiquei satisfeito com meu desempenho. Agora é trabalhar em cima dos erros que tive para não cometê-los nas próximas competições.”

Apesar de ter vencido Guissone, Yohan Peter não conseguiu a sonhada medalha de ouro na espada B. Ela ficou com o iraquiano Amar Ahli, que derrotou o francês na decisão por 15-4. Entre os outros brasileiros, Anderson Pires perdeu no quadro de 32; Vanderson Chaves, no quadro de 16; enquanto Rodrigo Massarutt e Izaías Monteiro foram eliminados no quadro de 8.

Na espada A masculina, os brasileiros Clodoaldo Zafatoski, Moacir Ribeiro, Lenilson de Oliveira, Sandro Colaço e Alex Sandro Souza foram eliminados no quadro de 32. A final foi disputada por dois italianos, com Emanuele Lambertini derrotando Matteo Dei Rossi por 15-10 e levando a medalha de ouro.

Feminino

Na disputa do sabre A feminino, as brasileiras Karina Maia, Carminha Oliveira e Fabiana Soares conseguiram avançar ao quadro de 16, mas foram eliminadas. Karina perdeu para Nino Tibilashvili, da Geórgia, por 15-4; Carminha, para Briana Vide, da França, por 15-5; e Fabiana foi derrotada pela britânica Gemma Collis, por 15-9. A campeã foi a italiana Andreea Ionela Mogos, que na decisão venceu a sul coreana Hyo Kyeong Kwon por 15-3.

No sabre B feminino, a brasileira Mônica Santos foi eliminada no quadro de 8 ao ser derrotada pela francesa Sophie Sablon, num equilibradíssimo 15-13, ficando em quinto lugar. A medalha de ouro ficou com Irma Khetsuriani, da Geórgia, que venceu por 15-7 na final a italiana Rossana Pasquino.

A Copa do Mundo de Paraesgrima, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, terá seu quarto e último dia neste domingo (17), com as disputas por equipes de florete livre, espada masculina e feminina e sabre feminino.   

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support