Skip to main content

Quatro medalhas de ouro foram conquistadas pelos nossos esgrimistas, nas quatro provas realizadas em Curitiba (PR), além de uma prata e cinco bronzes

Valentina Basso (dir.) supera Victoria Montaño (esq.) na final do sub-13. Foto: Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres e Henrique Porto – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Só deu Brasil no segundo dia de disputas do Campeonato Sul-Americano Infantil e Veteranos, em Curitiba (PR). Nesta quinta-feira (16), as quatro categorias em disputa foram vencidas por esgrimistas brasileiros, que ainda subiram ao pódio para receber uma medalha de prata e cinco de bronze no Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser. Destaques para os campeões Valentina Basso, Ághata Magalhães, André Ramos e Álvaro Kalleby.

No florete feminino sub-13 a medalha de ouro foi para Valentina Basso, do Esporte Clube Pinheiros/SP, que na decisão marcou 12 a 2 na boliviana Victória Montaño. “Eu estava preocupada, porque ela passou em segundo na pule. Mas ao mesmo tempo estava confiante, porque na pule eu consegui ganhar dela”, analisou Valentina, que faturou sua segunda medalha em eventos internacionais. As também brasileiras Mariana Melo (Paulistano/SP) e Yuki Wu (São Jorge/SP) foram as medalhistas de bronze.

Ainda entre as meninas, no sabre sub-11, Ághata Magalhães (Baldin/SP) venceu outra boliviana na final. Desta vez foi Victória Mayer, superada por 8 toques contra 4. “Eu estava um pouco ansiosa, porque na pule eu havia perdido dela, mas desta vez eu consegui manter a concentração”, declarou Ághata. Também da Baldin, Gabrielle Mattos foi bronze, ao lado de Misaki Okada, do Peru.

No sabre sub-11 masculino o medalhista de ouro foi André Ramos (Paulistano/SP), na final verde e amarela contra Theo Baldin (CMSP/SP). Ramos triunfou por 8 a 2 e enalteceu a importância de seus treinadores. “Eles me ajudaram muito a treinar e conseguir vencer o campeonato”, agradeceu. Guilherme Goivinho (Life Quality/SP) foi mais um brasileiro no pódio, medalhista de bronze ao lado de Alejandro Zegarra, da Bolívia.

Por fim, no florete sub-13 masculino, Álvaro Kalleby (CGB Betancourt/SP) passou na decisão sobre o equatoriano Esteban Aguinaga, por apertados 10 a 9. “Foi muito emocionante. Nem eu imaginava que conseguiria”, reconheceu Kalleby. “Se não fosse o meu professor me incentivando a ir para frente, não teria ganho esse combate”, relatou. Felipe Reichow (União/RS) foi bronze, assim como o chileno Martino Schäfer.

A quinta-feira (17) marca o último dia destinado às competições entre os jovens esgrimistas. No período matutino vão à pista os atletas da espada masculina sub-11 e sabre feminino sub-13, totalizando 19 participantes. No turno vespertino, os times brasileiros de sabre sub-13 masculino e espada sub-11 feminina entram em ação. As semifinais e finais de cada prova serão transmitidas ao vivo pela CBEsgrima TV, pelo YouTube e Facebook, com sinal aberto para as pistas nas fases preliminares.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support