Brasil terá sete atletas na disputa do Campeonato Mundial de Paraesgrima, que começa nesta terça-feira

Equipe brasileira na Itália tem como destaque Jovane Guissone, com duas medalhas paralímpicas no currículo

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

O Brasil inicia nesta terça-feira (3) mais um desafio internacional na paraesgrima. E, desta vez, um teste de fogo para nossos atletas. O Campeonato Mundial de Paraesgrima acontece em Terni, na Itália, com a presença de todos os grandes nomes da modalidade. E o país estará muito bem representado.

Serão sete atletas brasileiros na disputa: Carminha Oliveira, Jovane Guissone, Kevin Damasceno, Lenílson de Oliveira, Mônica Santos, Rayssa Veras e Vanderson Chaves. Destes, o grande nome é o gaúcho Jovane Guissone, medalhista em duas Paralimpíadas, que busca o terceiro pódio em Paris 2024.

Jovane fez até aqui uma temporada bastante regular. Conquistou medalhas em quase todas as etapas de Copa do Mundo que disputou, principalmente na espada, sua principal arma, mas também no florete e até no sabre, considerada sua terceira arma.

“O Mundial é uma das competições mais fortes que temos pra pontuar no ranking da Paralimpíada. Todas são importantes, mais o Mundial vale mais pontos. Treinei, fiquei muito focado para esse Mundial e com certeza quero brigar por medalhas”, avisa Guissone, que acredita ter amadurecido bastante nestes últimos anos, o que seria importante na busca por mais conquistas:

“Com o passar do tempo, nós vamos melhorando, cada dia mais. Hoje eu me sinto um cara mais preparado e vou levar essa experiência para a pista. Os adversários nós conhecemos bem, então é entrar muito ligado, pois no Mundial já entramos com eliminação direta”, lembra o atleta sobre o sistema de disputa, semelhante ao da Paralimpíada.

Por fim, Jovane Guissone se mostra otimista com a participação brasileira na Itália: “Tenho fé que tudo vai sair como planejamos. Vamos que vamos, agora é Mundial e ano que vem é a vez dos Jogos Paralímpicos. Se Deus quiser, o Brasil vai estar muito bem representado”.

Confira a programação do Mundial de Paraesgrima:

  • TERÇA, 3 – Individual – Sabre Feminino e Florete Masculino
  • QUARTA, 4 – Equipes – Sabre Feminino e Florete Masculino
  • QUINTA, 5 – Individual – Espada Feminino e Sabre Masculino
  • SEXTA, 6 – Equipes – Espada Feminino e Sabre Masculino
  • SÁBADO, 7 – Individual – Florete Feminino e Espada Masculino
  • DOMINGO, 8 – Equipes – Florete Feminino e Espada Masculino

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres[email protected]

 

 

Pular para o conteúdo