Equipe brasileira do sabre encerrou nesta quarta participação no Mundial cadete e juvenil de esgrima (CBE)
Assessoria de imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima
Na despedida dos atletas do sabre no Mundial Cadete e Júnior de esgrima, em Wuxi, na China, o Brasil foi superado no feminino pela Polônia e no masculino por Hong Kong. Apesar disso, o país foi muito bem representado na arma em território chinês. Camila Vieira, de 16 anos, conseguiu dois ótimos resultados ao ser 32ª no Sub-20 e 14ª no Sub-17. Marcus Pinto, de apenas 15 anos, terminou em 25º no cadete, mas foi quem fez o combate mais duro em toda a competição com o campeão Emilio Paturzo Gonzalez ao perder pela contagem mínima:15 a 14.
Feminino
Nesta quarta-feira, o Brasil enfrentou a Polônia no quadro de 32 e perdeu por 45 a 30. A equipe formada por Ana Beatriz Fraga, Camila Vieira e Stella Santos chegou a estar duas vezes na frente do placar, mas acabou levando a virada para as polonesas. Quem teve o melhor desempenho foi Camila, que venceu 13 dos 25 pontos que disputou. Ana Beatriz ganhou 10 dos 22 e Stella apenas oito dos 28.
O duelo começou com Ana Beatriz Fraga diante de Maria Wieckewicz, que conseguiu superar a brasileira por 5 a 3. Camila Vieira colocou o Brasil no jogo ao fazer 7 a 3 sobre Gabriela Wojcik e virar o placar para 10 a 8. Stella Santos, por sua vez, fez um duelo equilibrado contra Karolina Hofman, mas perdeu por 7 a 4, terminando a primeira rodada em 15 a 14 para as europeias.
Camila Vieira voltou à ação contra Maria Wieckewicz, que levou vantagem mínima por 5 a 4 e fez a Polônia chegar a 20 a 18. Mas o Brasil voltou a liderar o placar quando Ana Beatriz Fraga venceu Karolina Hofman por 7 a 2. Com isso, a equipe brasileira estava em vantagem por 25 a 22. Mas Gabriela Wojcik superou Stella Santos por 8 a 3 e as polonesas terminaram a segunda rodada vencendo por 30 a 28.
A vantagem de dois pontos da Polônia e o Brasil tinha chances de vencer na última rodada. Mas as brasileiras fizeram apenas dois pontos nos confrontos decisivos e a vitória escapou. Camila Vieira e Ana Beatriz Fraga levaram 5 a 1, respectivamente, de Karolina Hofman e Maria Wieckewicz, e Stella Santos, 5 a 0 de Gabriela Wojcik.
Masculino

Diferente da disputa feminina, o Brasil, entre os homens, só conseguiu ficar a frente do placar no comecinho do confronto. Marcus Pinto fez 5 a 3 em Ho Pak Lam Hugo, mas, depois disso, a força da equipe de Hong Kong falou mais alto. Érico Patto fez um jogo equilibrado contra Tse Hong Wang, perdeu por 6 a 5, mas manteve o país na frente por 10 a 9. Os asiáticos passaram a frente pela primeira vez quando Wong Anson Tsz Wun venceu Arthur Wolff por 6 a 3 e terminaram a primeira rodada em vantagem por 15 a 13.
A partir daí, o domínio de Hong Kong foi total. Tse Hong Wang superou Marcus Pinto por 5 a 3, Ho Pak Lam Hugo bateu Arthur Wolff por 5 a 0 e Wong Anson Tsz Wun fez 5 a 3 em Érico Patto. Assim, a diferença aumentou para 11 pontos: 30 a 19.
Na terceira rodada, o Brasil precisava de uma atuação muito acima da média para conseguir a virada, fato que não aconteceu. Arthur Wolff perdeu de 5 a 3 para Tse Hong Wang, Marcus Pinto levou 5 a 1 de Wong Anson Tsz Wun e Érico Patto acabou perdendo por 5 a 3 para Ho Pak Lam Hugo. O resultado final foi 45 a 26 para Hong Kong com Marcus Pinto ganhando nove dos 22 pontos que disputou, Érico Patto, 11 de 27 e Arthur Wolff, 6 de 22.
O Mundial cadete e juvenil de esgrima segue nesta quarta-feira com o início das disputas do florete. Confira a programação:
21:30h – Florete Juvenil Masculino
Alan Burberry, Felipe Galleazzi, André Mura e Vinicius Alonso
23:30h – Florete Juvenil Feminino
Lívia Burberry, Julia Aoki, Julia Grahl e Yuki Wu
🔴 Assista ao vivo: https://fie.org/live
🗓️ Resultados: https://bit.ly/44c8Wdg