Julia Canashiro enfrenta Vania Guazzotti na final da espada feminina sub-11 no Sul-Americano Infantil
Assessoria de Comunicação da CBE
O Brasil voltou a brilhar no Campeonato Sul-Americano Infantil de Esgrima 2025, que está sendo disputado em Quito, no Equador. Na prova de espada feminina sub-11, neste domingo (20), três brasileiras subiram ao pódio: Julia Canashiro conquistou a medalha de prata, enquanto Maya Schneider e Manuela Hansen terminaram com o bronze.

A campeã da prova foi a peruana Vania Guazzotti, que derrotou Julia por 11 a 6 na grande final. A brasileira chegou à decisão com uma campanha impecável: passou por Natalie Sayen Duran Oliva, do Chile, nas oitavas (11 a 6), depois venceu Manuela Galvez, da Bolívia, nas quartas (8 a 2), e superou a compatriota Manuela Hansen na semifinal (11 a 5).
O duelo entre brasileiras na semifinal garantiu o bronze para Manuela Hansen, que também teve ótimo desempenho no mata-mata. Ela passou por Carolina Pendergast (PER) por 10 a 9 nas oitavas e venceu Alba Burga (PER) por 11 a 7 nas quartas.
Já Maya Schneider avançou até a semifinal com vitórias sobre Fatima Almudena Contreras (PER) por 11 a 8 nas oitavas e Maya Shibazaki (BRA) por 11 a 9 nas quartas. Na disputa por vaga na final, acabou superada por Vania Guazzotti, que venceu por 10 a 2.
Além das medalhistas, outras quatro brasileiras estiveram na disputa da espada sub-11 feminina. Maya Shibazaki terminou em 5º lugar após ser eliminada nas quartas de final por Maya Schneider em um duelo nacional. Maria Luiza Garofolo finalizou na 13ª colocação e Nadine Maciel foi a 14ª.
Com os três pódios desta prova, o Brasil chegou a sete medalhas no Sul-Americano Infantil de Esgrima. Já haviam sido conquistadas a prata de Martinna Dinucci no sabre sub-9 feminino, o ouro de João Pedro Perito, a prata de Luiz Ricardo Traina e o bronze de Gabriel Polizer no florete masculino sub-11.