Brasil coloca quatro atletas nas oitavas no Pan-Americano

Duas atletas do time feminino da espada chegaram nas oitavas de final (Foto: CBEsgrima/Divulgação)

Rafael Zito – Assessoria de imprensa da CBE

Quatro esgrimistas brasileiros conseguiram chegar entre os 16 melhores nesta quarta-feira (26) no Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil de 2025, em Assunção, no Paraguai. O dia foi marcado por duelos na categoria Sub-20 nas armas Florete e Sabre, no masculino, e Espada, no feminino. E os atletas do país com os resultados mais expressivos foram André Mura, Giorgio Fumagalli, Laura Correia e Ginevra Giordano. Eles passaram a fase de poules e superaram duas etapas eliminatórias até se despedirem da competição nas oitavas de final.

André Mura e Giorgio Fumagalli destaques no Florete

O primeiro evento do dia no Pan-Americano Juvenil foi o Florete masculino, com quatro esgrimistas do Brasil entre os inscritos. Todos eles conseguiram superar a etapa de poules, com Alan Patrick Burberry com o melhor resultado, se classificando em terceiro lugar com seis vitórias em seis jogos. Pedro Nogueira avançou com o segundo desempenho, em 18º, com quatro triunfos em seis duelos. Giorgio Fumagalli passou em seguida, em 21º, vencendo três em seis combates. Por fim, André Mura ficou em 30º, com duas vitórias em cinco embates.

André Mura foi o único que precisou jogar na primeira rodada eliminatória e venceu o chileno Nicolas Carmona, por 15 a 8. Com o resultado, ele se juntou aos outros três brasileiros que tinham passado direto para a segunda rodada. André Mura encarou o compatriota Alan Patrick Burberry e levou a melhor por 15 a 11, eliminando o conterrâneo. Pedro Nogueira perdeu de Sebastian Garcia, de Porto Rico, por 15 a 8, e ficou pelo caminho. Já Giorgio Fumagalli garantiu o segundo atleta do país nas oitavas ao bater o colombiano Isaac Guerrero: 15 a 14.

Entre os 16 melhores do Pan Juvenil, André Mura acabou superado pelo canadense Leon Wujastyk, por 15 a 11, se despedindo da competição. Giorgio Fumagalli deu adeus na mesma fase ao ser batido pelo estadunidense Caleb Jeon, por 15 a 10. No final, Giorgio Fumagalli ficou em 14º lugar, seguido por André Mura (16º), Alan Patrick Burberry (17º) e Pedro Nogueira (23º). Segundo melhor no poule, o estadunidense Castor Kao foi o campeão, deixando a prata com o mexicano Maximo Azuela. Caleb Jeon e Leon Wujastyk ganharam o bronze.

Laura Correia e Ginevra Giordano protagonistas na Espada

Assim como no Florete masculino, o Brasil contou com quatro atletas inscritas na Espada feminina e todas elas passaram da fase de poules. Mariana Melo foi quem conquistou o melhor resultado na etapa inicial, na 18ª posição, com três vitórias em cinco jogos. Laura Correia apareceu em seguida, em 22ª, com o mesmo desempenho, campanha similar de Ginevra Giordano, 23ª. Por fim, Aydee Dias avançou na 35ª colocação com dois triunfos em cinco duelos disputados.

Aydee Dias foi a única que teve que combater na primeira fase eliminatória e venceu a paraguaia Luciana Garcia: 15 a 10. Desta forma, ela se juntou às outras três compatriotas que já estavam na segunda rodada. De novo na pista, Aydee Dias perdeu da estadunidense Zoe Wang: 15 a 10. Quem também deixou o Pan foi Mariana Melo, derrotada por Tanishka Padhye, também dos Estados Unidos (15 a 4). Laura Correia bateu a chilena Alexandra Frindt (15 a 7) e Ginevra Giordano superou García Lopez, do México (15 a 14).

Entretanto, a trajetória de Laura Correia e Ginevra Giordano acabou nas oitavas. A primeira dela perdeu da estadunidense Jolie Korfonta, por 15 a 9. Já a segunda acabou eliminada por Leehi Machulsky, igualmente dos Estados Unidos, por 15 a 6. Laura Correia acabou em 15º lugar, seguida por Ginevra Giordano (16ª), Mariana Melo (23ª) e Aydee Dias (31ª). As medalhas da Espada feminina ficaram com a canadense Ruien Xiao, ouro, e Leehi Machulsky, prata. Os bronzes terminaram com a venezuelana Victoria Hidalgo e Jolie Korfonta.

Atletas do Sabre masculino passaram da fase de poules

Com quatro jogadores no Sabre masculino, o Brasil conseguiu colocar todos eles na fase eliminatória. Marcus Pinto teve o melhor resultado na fase de poules, com quatro triunfos em seis duelos, na 15ª posição. Além dele, também avançaram Erico Patto, vencendo três dos seis confrontos, em 26º, Lucas Schubert, ganhando duas vezes em cinco combates, se classificando em 35º, e Arthur Wolff, em 40º, com dois resultados positivos em seis enfrentamentos.

Marcus Pinto passou direto para a segunda rodada e foi o único brasileiro entre os 32. Isso aconteceu porque Erico Patto perdeu do mexicano Santiago Delgado, por 15 a 13, Lucas Schubert foi derrotado pelo, igualmente, mexicano, Miguel Enriquez, por 15 a 8, e Arthur Wolff caiu para Michael Andres, dos Estados Unidos, por 15 a 10. Marcus Pinto fez combate equilibrado, mas não avançou às oitavas ao ser superado por Cristobal Fourcade, da Argentina, por 15 a 14.

O melhor resultado do Brasil no Sabre masculino Sub-20 foi de Marcus Pinto, em 21º lugar. Erico Patto terminou na 33ª posição, Lucas Schubert na 38ª colocação e Arthur Wolff em 40º. O estadunidense Nicolas Wang conquistou o título do Pan Juvenil na arma com o peruano Lukas Eichhorn, vice-campeão. O colombiano Emílio Escobar e o estadunidense Carter Berrio ganharam a medalha de bronze.

Pular para o conteúdo