Brasileira fez ótima fase de pules, mesmo sendo da categoria cadete; Maurício Pellegrino fica no quadro de 64 e se destaca entre os rapazes

Victoria Vizeu brilhou no juvenil. Foto: Augusto Bizzi/FIE.
9 de abril de 2021.
Por: Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação
Victoria Vizeu foi o grande destaque entre as meninas no primeiro dia da espada no Mundial Cadete e Juvenil, na cidade do Cairo, no Egito. Mesmo com idade de cadete, ela ficou no Top 40 da competição individual juvenil, disputada nesta sexta-feira (8). Entre os rapazes, Maurício Pellegrino caiu na fase de 64 e foi o principal nome do país.
A atuação de Victoria mostrou mais uma vez que ela deve ser um dos grandes nomes da espada brasileira em pouco tempo. A menina, que completa 17 anos na próxima quarta-feira, ficou em 26° na fase de pules, com triunfos sobre a tcheca Gabriela Aigermanova (5 a 0), a turca Nilahsen Erten (5 a 2), a finlandesa Outi Jaakkola (5 a 0) e a mexicana Azul Delgado (5 a 1).
Os resultados fizeram com que a brasileira pulasse a fase de 128 no quadro principal. Na fase de 64, caiu para a ucraniana Olexandra Lazarenko, por 14 a 12.
“A Victoria fez uma pule muito boa, transmitiu muita tranquilidade. Na eliminatória, teve um início ruim, entrou um pouco desligada, sem o ritmo do jogo, e deixou a adversária abrir 5 a 0. Se recuperou, até chegou a empatar. Se ela tivesse iniciado melhor, teria um resultado ainda mais positivo. Mas foi muito bem”, explica o técnico Marcos Cardoso.
Mais uma brasileira passou para o quadro principal: Carolina Checheliski, que venceu dois duelos nas pules. Na fase de 128, foi eliminada pela bielorrussa Aliaksandra Tsurskaya, por 15 a 7. Clara Amaral e Giorgia Giordano conquistaram uma vitória na pule cada.
No masculino, Maurício Pellegrino foi o brasileiro que alcançou o melhor resultado, caindo na fase de 64, para o estoniano Jaron Kiiroja (15 a 9). Nas pules, ele venceu os duelos contra o português Leonardo Marques (5 a 2) e contra o cazaque Bogdan Lukin (5 a 2). Na fase de 128, superou o ucraniano Dmytro Mykytenko, por 15 a 9.
“O Maurício estava bem tranquilo na pule, com muita segurança, mas fechou com apenas duas vitórias. Acabou enfrentando um adversário ucraniano, muito melhor classificado que ele, e atropelou, jogou muito bem, chegou a abrir 10 a 3. Um excelente combate. Depois, pegou um adversário da Estônia, muito forte, e a acabou não superando”, analisou o técnico.
Leandro Seini e Tarcísio Mendes também alcançaram o quadro principal. Após dois triunfos nas pules, Seini foi eliminado pelo russo Aleksey Udovichenko, por 15 a 9. Mendes também venceu dois jogos nas pules, caindo na fase de 128 para o letão Glebs Caikovskis, por 15 a 10. Lucas Busnardo não conquistou vitórias nas pules.
No sábado, é a vez do torneio individual da categoria cadete, com a participação de Victoria Vizeu, Clara Amaral e Carolina Checheliski no feminino, e, Lucas Busnardo e Nicky Wu no masculino. O encerramento da competição acontece no domingo, com as disputas de equipes juvenis.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
CBE nas mídias sociais!
FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima
TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima
YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima