Skip to main content

Equipe brasileira de sabre ganhou experiência internacional em Budapeste e expectativa é de bons resultados nas próximas competições; três atletas seguem para estágio na Geórgia

 

Equipe masculina de sabre, em Budapeste. Foto: Augusto Bizzi/FIE

14 de março de 2021.

Por: Fato&Ação Comunicação

O Brasil terminou, neste domingo (14), sua participação na Copa do Mundo de Sabre, primeira competição internacional de esgrima após o início da pandemia, em Budapeste, na Hungria. Apesar dos resultados – as duas equipes caíram na primeira rodada –, os maiores objetivos parecem ter sido atingidos. Para os atletas, ganhar rodagem e voltar a jogar competições após tanto tempo parados. Para a comissão técnica, observar onde os jovens ainda precisam evoluir.

Boa parte da equipe brasileira foi composta por atletas com idade juvenil. No feminino, por exemplo, a “veterana” é Karina Trois, com 23 anos, sendo que Luana Pekelman e Pietra Chierighini têm apenas 17 anos. No masculino, Bruno Pekelman, com 20, será o representante do país no Pré-Olímpico, em abril, no Panamá. Matheus Becker, de 16, teve na Hungria a primeira experiência em competições mundiais.

“Depois de 14 meses sem provas oficiais no Brasil, encerramos a participação de nossa jovem equipe de sabre masculino e feminino. Todo este esforço colherá seus resultados no Pré-Olímpico das Américas, no final de abril, no Panamá. Após este evento na Hungria, os técnicos têm a noção clara do trabalho a ser feito visando a corrida olímpica e o Mundial Juvenil e Cadete no Cairo, no próximo mês”, explica o mestre Régis Trois.

“A Copa do Mundo foi muito importante para o meu crescimento na esgrima. Poder jogar novamente em uma competição deste tamanho, após um ano sem competições e uma lesão que me trouxe oito pinos na fíbula, foi muito bom! Tenho muitos treinos pela frente e esta prova me mostrou meus pontos positivos e negativos”, reconhece Bruno Pekelman.

No torneio de equipes, que fechou a disputa da competição em Budapeste, os meninos caíram para o Egito, por 45 a 20. Entre as meninas, derrota para a Polônia, por 45 a 28, e duas vitórias em confrontos, com Karina Trois e Pietra Chierighini superando, ambas, a polonesa Zuzanna Cieslar, por 8 a 5 nas duas oportunidades.

“A prova individual serviu totalmente para analisar como está o meu jogo e voltar às pistas. Já a prova por equipes serviu para ajustar todos os erros que apresentei no individual. Com certeza, foi uma evolução na carreira, no sentido de estar cada vez mais preparada para jogar o Pré-Olímpico”, explica Karina Trois.

Estágio na Geórgia

Bruno Pekelman, Luana Pekelman, Matheus Becker e o técnico Alkhas Lakerbai seguem agora para Tibilissi, na Geórgia, onde realizam um estágio de 15 dias de treinamento. Depois, Bruno retorna para a disputa do Pré-Olímpico, enquanto os demais seguem diretamente para o Cairo, no Egito, onde participam do Campeonato Mundial Cadete e Juvenil, entre 3 e 11 de abril.

“Lá, terei tempo para me dedicar nas lições que aprendemos nesta Copa do Mundo e assim chegar bem preparado ao Pré Olímpico”, ressalta Bruno.

Na próxima semana, é a vez da Copa do Mundo de Espada, em Kazan (RUS). A equipe feminina, formada por Nathalie Moellhausen, Amanda Simeão e Marcela Silva, terá a orientação do técnico Marcos Cardoso. O time masculino seguirá em treinamento na Itália.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

fatoeacaocomunicacao@gmail.com

Claudia Mendes – claudia@fatoeacao.com

Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support