Skip to main content

Brasileiro parou diante do campeão olímpico Rubén Limardo, medalhista de ouro no evento; Amanda Simeão foi a melhor do Brasil entre as mulheres

Athos Schwantes foi o destaque brasileiro do dia. Foto: BizziTeam/FIE

Nelson Ayres e Henrique Porto – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

A esgrima brasileira encerrou nesta terça-feira (7) a sua participação individual no Campeonato Pan-Americano, competição que ocorre no Parque Olímpico de Assunção, no Paraguai. O dia foi de disputa da espada em que o grande destaque do Brasil ficou por conta de Athos Schwantes, que terminou entre os oito melhores do torneio masculino. No feminino, Amanda Simeão foi quem chegou mais longe ao alcançar o quadro de 16.

Curtindo cada jogo, cada momento, Schwantes somou quatro vitórias e duas derrotas na pule, resultado que lhe valeu a passagem direta do quadro de 64 para o quadro de 32 por bye. O adversário, então, foi o costa-riquenho Bradley Johnston Leyer, vencido por 15 contra 11. No quadro de 16, vitória por 12 a 7 sobre Pablo Florido, do México.

“Gosto muito deste ambiente de competição e já faz algum tempo que tenho conseguido chegar no ginásio e me focar só no jogo, no próximo toque. Isso tem me feito curtir cada vez mais o fato de estar jogando, de estar presente na pista”, descreveu o espadista brasileiro.

“Fiz uma boa pule e nas eliminatórias fui me impondo sobre os adversários. Joguei empolgado, querendo criar armadilhas para os meus oponentes e também sair daquelas que eles montaram para mim”, acrescentou.

Já entre os oito melhores da competição, o brasileiro desafiou o venezuelano Rubén Limardo Gascon, campeão olímpico e bicampeão pan-americano, que vive um dos melhores momentos de sua carreira, aos 37 anos. Acabou superado em 15 toques contra 8, ficando fora da disputa por medalhas.

“Ele tem a mesma idade que, o que mostra que na esgrima nunca é tarde para chegar ao ápice”, concluiu Schwantes que, com o resultado, se classificou para a competição individual dos XIX Jogos Pan-Americanos de 2023, em Santiago.

Além de Schwantes, representaram a Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) no masculino Alexandre Camargo, Leopoldo Gubert e Nicolas Ferreira. Camargo avançou até o quadro de 32, sendo eliminado por Francisco Limardo, da Venezuela (15 a 10). Gubert parou no canadense Nicholas Zhang, no quadro de 64 (15 a 7). Ferreira caiu na mesma fase, superado pelo cubano Dariel Carrion Arce em apertados 15 toques a 14.

Entre as mulheres, Amanda Netto Simeão foi a destaque. Avançou com tranquilidade da pule ao quadro de 32, parando na norte-americana Anna Van Brummen, já pelo quadro de 16. Um revés que veio nos detalhes, por 15 toques contra 12.

Bianca Dantas, Renata Zettermann e Tabea Alves pararam todas no quadro de 64. Bianca foi superada pela venezuelana Eliana Lugo (15 a 5), Renata pela colombiana Oriana Tovar Karaindros (12 a 15) e Tabea pela cubana Thaila Noemi Martinez Penton (12 a 5).

O Campeonato Pan-Americano de Esgrima encerra nesta quarta-feira (8) com as provas de espada por equipe, nos dois gêneros. As disputas tem transmissão pelo Canal Olímpico Paraguaio (https://www.youtube.com/c/CanalOl%C3%ADmpicoParaguayo), no YouTube.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support