Skip to main content

No último dia de combates do Pan-Americano de Esgrima, em Assunção, equipes feminina e masculina de espadas terminaram respectivamente na sexta e sétima colocação

Equipe masculina conquistou a última vaga para os Jogos Pan-Americanos. Foto: Augusto Bizzi/FIE.

Henrique Porto – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

E foi com a classificação aos Jogos Pan-Americanos, que a esgrima brasileira se despediu nesta quarta-feira (8) do Campeonato Pan-Americano da modalidade, evento realizado na capital paraguaia, Assunção. Os rapazes conseguiram a última vaga em disputa, terminando em sétimo lugar (o Chile, por sediar o evento, ficou com uma das vagas automaticamente, mesmo sem figurar entre os oito primeiros da disputa). As meninas acabaram em sexto.

As primeiras a garantir vaga foram as mulheres. O time formado por Amanda Netto Simeão, Bianca Dantas, Renata Zettermann e Tabea Alves não deu sorte no chaveamento. Logo de cara precisou encarar as venezuelanas, medalhistas de prata na disputa, que saíram vencedoras do combate por 45 a 22.

Fora do quadro principal, as brasileiras cruzaram com a Costa Rica na primeira etapa da disputa pelo quinto lugar. Venceram por 45 toques contra 37 e desafiaram o México no duelo seguinte, na efetiva decisão pela quinta colocação. Acabaram superadas em 45 a 29 mas, mesmo derrotadas, conquistaram a vaga por equipes nos Jogos Pan-Americanos.

Mais tarde, foi a vez de Athos Schwantes, Alexandre Camargo, Leopoldo Gubert e Nicolas Ferreira garantirem sua ida ao Chile, em 2023. No quadro de 16, o quarteto encarou o México, vencendo por apertados 45 a 42. Depois, no quadro de 8, tiveram pela frente os Estados Unidos, que superaram os brasileiros por 45 a 39, em um bom jogo.

Na disputa entre o 5º e o 8º lugar, os brasileiros inicialmente enfrentaram Cuba. Foram derrotados por apenas um toque, 38 a 37, forçando uma vitória no duelo seguinte para carimbar o passaporte para o Pan. E ela veio contra o Panamá, por 45 a 27, resultado que também valeu a sétima colocação aos espadistas do Brasil.

Os duelos individuais e por equipes do Campeonato Pan-Americano Adulto foram realizados desde a última sexta-feira (3), no Parque Olímpico de Assunção. Todos os times brasileiros, nas três armas, garantiram vagas para o evento multiesportivo de 2023.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support