Skip to main content

País estava perdendo combate por 40 a 37 até que Guilherme Toldo entrou e buscou a virada para 45 a 41; equipe feminina fica na quarta posição da arma

Brasileiros no pódio em Assunção, no Paraguai. Foto: BizziTeam/FIE

Nelson Ayres e Henrique Porto – Especial para Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

A esgrima brasileira segue alcançando resultados expressivos no Campeonato Pan-Americano, que acontece no Parque Olímpico de Assunção, no Paraguai, e da melhor forma: com medalha. Nas disputas por equipes do florete, realizadas nesta segunda-feira (6), os brasileiros faturaram o bronze no masculino após aplicarem uma bela virada diante da Argentina no combate que decidiu a terceira posição. Além do pódio no masculino, o Brasil ficou no Top 4 na disputa feminina da arma.

Formada por Guilherme Toldo, Heitor Shimbo, Henrique Marques e Paulo Morais, a equipe brasileira foi para a disputa da medalha de bronze contra os argentinos em um embate que deu trabalho. Os nossos vizinhos venciam o duelo por 40 a 37 até a entrada de Toldo na pista, o último dos esgrimistas a entrar em ação.

E com uma grande atuação individual, o brasileiro virou o duelo para 45 a 41, sofrendo apenas um toque, garantindo a medalha de bronze e uma vaga nos XIX Jogos Pan-Americanos de 2023, previstos para acontecer em Santiago, no Chile.

“Contra a Argentina começamos muito bem, abrindo 10 a 5, mas depois eles chegaram a abrir seis pontos na nossa frente”, descreveu. “Aí o Guilherme entrou e havia muito tempo que eu não via ele tão focado no que fazia. Tanto que ele não vibrou, só no último ponto”, analisou o técnico Ricardo Ferrazzi.

E a virada não foi contra qualquer esgrimista. Foi sobre Augusto Servello, um atleta muito experiente e que mora na Europa há muito tempo. O que só aumenta o feito de Toldo e de toda a equipe.

O time verde e amarelo começou a sua campanha rumo ao bronze no quadro de 16 quando ficou de bye. No quadro de 8, triunfo diante do Chile por 45 toques contra 30.

“No primeiro combate, contra o Chile, o placar foi largo. Foi um pouco tenso, mas tudo controlado, o tempo inteiro. A tática certa, todos jogando muito. Isso foi muito legal”, relatou Ferrazzi.

O adversário da semifinal foi o Canadá, que venceu os brasileiros por 45 a 34. “Contra o Canadá, uma equipe muito mais forte e com atletas que correm no Circuito Mundial, a gente perdeu por onze pontos de diferença, o que não foi ruim, mas podia ter sido um pouquinho mais parelho”, ponderou.

Floretistas brasileiras ficam na quarta posição no feminino

Com Bia Bulcão, Mariana Pistoia, Talia Calazans e Rafaella Gomes, a esquadra feminina passou do quadro de 16 ao quadro de 8 por bye. Com a vitória por 45 a 23 sobre a Colômbia, as brasileiras avançaram à semifinal contra o Canadá.

Superadas em 45 toques contra 25, decidiram a medalha de bronze contra o Chile. E por apenas um toque, 44 a 43, o Brasil ficou fora do pódio. Mas não voltou de mãos abanando do Paraguai. Trouxe junto na bagagem uma vaga nos XIX Jogos Pan-Americanos de 2023.

O Campeonato Pan-Americano de Esgrima prossegue nesta terça-feira (7) com as provas individuais de espada, nos dois gêneros. As disputas têm transmissão pelo Canal Olímpico Paraguaio (https://www.youtube.com/c/CanalOl%C3%ADmpicoParaguayo), no YouTube.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support