Com bronze da sabrista, a modalidade encerrou participação no evento contribuindo com quatro medalhas e superou campanha em Cali-2021
Da Assessoria de Comunicação da CBE
A esgrima brasileira fez uma campanha histórica nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção, no Paraguai. Nesta terça-feira (12), Ana Beatriz Fraga teve um excelente desempenho na disputa do sabre feminino e conquistou a medalha de bronze.
Com o resultado de Ana Beatriz, a esgrima brasileira encerra sua participação nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção-2025 com quatro medalhas para o país. Na capital paraguaia, Matheus Brandt foi prata na espada, enquanto Marcus Pinto foi bronze no sabre e Livia Burberry também conquistou o bronze do florete. A campanha já superou a feita em Cali-2021, quando Victoria Vizeu foi ouro na espada feminina e Pietra Chierighini ficou com a prata no sabre feminino.
Ana Beatriz sobe ao pódio
Nas poules do sabre feminino, Ana Beatriz Fraga teve pela frente a hondurenha Magdy Canales, a paraguaia Luciana Castillo, a boliviana Briana Botello e a venezuelana Ariana Jimenez. A brasileira fez uma campanha quase perfeita, com três vitórias em quatro jogos, e fechou com a vice-liderança do grupo.
Na fase eliminatória da competição, Ana Beatriz teve dois reencontros com as adversárias da primeira fase. No quadro 16, passou por Luciana Castillo em um duelo apertado que terminou em 15 a 11 para a brasileira. Em seguida, jogou contra Ariana Jimenez. Em um jogo de altos e baixos, ela buscou a virada por duas vezes e garantiu um lugar no pódio com 15 a 13 no placar.
Na semifinal, Ana Beatriz fez um jogo emocionante contra a argentina Catalina Borelli. A brasileira terminou o primeiro período com 8 a 7 no placar. Ela chegou a abrir 10 a 8 no início da segunda parcial, mas Borelli buscou o 10 a 10. Depois disso, a disputa ficou ponto a ponto, com a sabrista da Argentina igualando em 14 a 14 e, no toque decisivo, levando a melhor: 15 a 14.
Giorgio fecha com o 9º lugar
Giorgio Fumagalli iniciou sua campanha no florete masculino enfrentando nas poules: o mexicano Darick Villanueva, o equatoriano Tomas Procel, o chileno Francisco Restovic e o boliviano Juan Idarraga. Com o 4º lugar do grupo, o brasileiro avançou para o quadro 16.

Na partida eliminatória, Giorgio reencontrou o chileno Francisco Restovic e fez uma partida equilibrada. Contudo, Restovic levou a melhor no detalhe e garantiu a classificação com o placar de 15 a 12. O resultado fez o brasileiro terminar com a 9ª posição.
Fotos: Wander Roberto/COB